Exame Logo

Veneza entregará sábado Leão de Ouro da 68ª mostra

"Shame", de Steve McQueen, e "Carnage", de Roman Polanski, estão entre os filmes indicados

Logo da 68ª edição do Festival de Cinema de Veneza (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2012 às 20h09.

Veneza - A 68ª edição do Festival internacional de cinema de Veneza entrega nesta noite de sábado os prêmios de sua competição oficial, entre eles o aguardado Leão de Ouro, para o qual concorrem filmes como "Shame", de Steve McQueen, e "Carnage", de Roman Polanski.

Sem esquecer de "Fausto" de Alexander Sokurov, a versão de "Wuthering Heights", de Andrea Arnold, e a história política de "Tudo pelo Poder", de George Clooney. Apesar, que favoritos e apostas à parte, tudo dependerá do gosto de um júri presidido pelo diretor americano Darren Aronofsky, responsável por filmes como "Pi" e "Cisne Negro".

O diretor declarou no início do Festival que para ele o vencedor seria o filme que o impactasse "emocional e intelectualmente".

Ao seu lado, quem divide a tarefa de decidir os prêmios estão o músico e confundador de Talking Heads, o britânico David Byrne; o diretor americano Todd Haynes, o diretor de teatro e cinema italiano Mario Martone, a atriz italiana Alba Rohrwacher, o diretor francês André Téchiné e a artista visual finlandesa Eija-Liisa Ahtila.

Veja também

Todos eles deverão escolher também o Leão de Prata para Melhor Direção, o Prêmio Especial do júri e a Copa Volpi para a Melhor interpretação tanto masculina como feminina.

No caso dos atores, parte como favorito o alemão Michael Fassbender, que apresentou dois filmes na competição de Veneza - "A Dangerous Method", de David Cronenberg, e "Shame" - e que se destacou especialmente por seu papel de viciado em sexo e solidão no filme de McQueen.

Por outro lado, o público conferiu grandes atuações em Veneza, como a de Gary Oldman em "Tinker, Tailor, Soldier, Spy", um grande filme de espiões dirigido pelo sueco Tomas Alfredson sobre um romance de John Le Carré e Christoph Waltz em "Carnage", Matthew McConaughey em "Killer Joe" e Ryan Goslin em "Tudo pelo Poder".

Entre as atrizes, o destaque vai para Kate Winslet em "Carnage"; a grega Ariane Labed por seu papel de enfermeira obsessiva pela morte em "Alpis", de Yorgos Lanthimos, e a chinesa Deanie Yip, que borda a deterioração da velhice, a doença e a solidão em "Tao Jie", de Ann Hui.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisFestival de Veneza

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame