Veja os vencedores da edição de 2015 do “Oscar dos Relógios”
A cerimônia de premiação do Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra aconteceu no último dia 29 na Suíça, contando com 72 pré-selecionados em 12 categorias
Da Redação
Publicado em 3 de novembro de 2015 às 16h05.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h27.
São Paulo - A noite do último dia 29 de outubro foi de grandes emoções para as mais diversas relojoarias . Aconteceu em Genebra, na Suíça , a cerimônia de premiação do Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra (GPHG), que contou com uma audiência de cerca de 1.500 pessoas, além de ter sido transmitido ao vivo pela internet, para entusiastas e colecionadores de todo o mundo. O ano de 2015 marcou a 15ª edição da competição, que contou com 72 pré-selecionados em 12 categorias diferentes. A premiação coroou, também, outras cinco categorias, que inclui o prêmio escolhido pelo público, que votou pela internet, no site do GPHG. Veja, a seguir, os vencedores, em 8, das 18 categorias.
“Aiguille d’Or” (mão de ouro) é a principal categoria de premiação. O modelo vencedor foi Greubel Forsey Tourbillon 24 Secondes Vision, o primeiro da relojoaria a possui traços mais clássicos, que conta com um turbilhão de rotação de 24 segundos. O relógio é limitado a 22 exemplares e cada um deles é comercializado por 290 mil Francos Suíços. Leia mais sobre a peça clicando aqui.
Para a categoria de relógio feminino, Hublot Big Bang Broderie foi selecionado. O modelo conta com arte bordada em seu mostrador e pulseira, além de contar com inserção de pedras preciosas em sua caixa. O valor estimado de cada modelo é de 16.900 Francos Suíços. Leia sobre as peças aqui.
Para a categoria de relógio feminino de alta complicação, Fabergé Lady Compliquée Peacock foi o grande vencedor. A peça realiza a indicação de minutos a partir de uma complicação com a cauda do pavão apresentado no dial. A peça tem valor estimado de 98 mil Francos Suíços. Leia mais aqui.
O prêmio de relógio masculino foi para a marca independente Voutilainen, como o modelo GMR, que conta com função GMT. A peça é limitada a 12 unidades e cada uma delas é comercializada por 108 mil Francos Suíços. Leia mais sobre este relógio aqui.
Para a categoria de cronógrafo, Piaget Altiplano Chronograph não foi uma surpresa. Afinal, trata-se do relógio mais fino do mundo com esta complicação, com apenas 8,24 mm de espessura em sua caixa. O modelo custa cerca de 26.800 Francos Suíços. Leia tudo sobre ele aqui.
Ulysse Nardin Ulysse Anchor Tourbillon foi o premiado na categoria de turbilhão. Este é o primeiro turbilhão da companhia com força constante, elaborado em silício e de fabricação própria. A peça é limitada a 18 unidades e tem valor estimado de 88 mil Francos Suíços. Entenda sobre a peça clicando aqui.
Na categoria Calendário, Slim D’Hermès Quantième Perpetuel foi o vencedor. O modelo apresenta função de calendário perpétuo em uma caixa de traços finos, com design inspirado em música. O modelo sai por cerca de 32.600 Francos Suíços.
Girard-Perregaux Minute Repeater Tourbillon foi o grande vencedor na categoria de repetição. O modelo possui pontes de ouro em seu mostrador esqueletizado. O modelo é uma edição limitada a 10 unidades, em que cada uma delas é vendida por 375 mil Francos Suíços.
Para mecânica expressional, Jaquet Droz The Charming Bird foi selecionado. A peça apresenta um autômato em formato de pássaro na posição de 6 horas, que reproduz som. Limitado a 28 exemplares, cada peça é vendida por 410.400 Francos Suíços.
A categoria “Petite Aiguille”, que coroa relógios de entrada, premiou Habring2 Felix. O modelo realiza indicações simples de horas, minutos e pequenos segundos e tem um valor de 4.450 Francos Suíços.
Dentre os competidores na categoria de relógio esportivo, Tudor Pelagos foi o vencedor. O modelo foi apresentado neste ano em uma nova versão, em azul, e os modelos ganharam certificação COSC. Leia sobre ele aqui.
Para peça de joalheria, o prêmio ficou com o modelo Diamond Punk, da Audemars Piguet, que soma nada menos que 7.848 diamantes, que somam 33,35 quilates, além de outros 300 que embelezam o mostrador. A peça custa cerca de 702 mil Francos Suíços. Leia detalhes sobre o modelo clicando aqui.
Para expertise artística, o modelo Blancpain Villeret Cadran Shakudo, que realiza a indicação central de horas e minutos sobre um mostrador elaborado com a arte japonesa shakudō. Os relógios foram elaborados em uma série de quatro peças exclusivas, que são comercializadas a 150 mil Francos Suíços cada uma delas.
A única peça a ser premiada em duas categorias, como relógio inovador e também por escolha do público, foi Antoine Preziuso Tourbillon of Tourbillons. A peça apresenta três turbilhões em uma placa giratória, todos eles a uma mesma distância do centro do relógio. O modelo tem valor estimado de 480 mil Francos Suíços. A peça integrou nossa seleção de relógios complicados, apresentados em um vídeo viral da internet. Veja mais aqui.
A categoria Revival elege modelos em estilo Vintage. O escolhido foi Piaget Extremely Piaget Double Sided Cuff Watch, que se inspirou na década de 1970, e traz consigo uma peça com dois mostradores. Um com mostrador de opala e pulseira com diamantes em estilo flocos de neve e um com mostrador de ônix e pulseira de ouro. O relógio é uma edição de um exemplar e custa 250 mil Francos Suíços.
Como revelação, o modelo Laurent Ferrier Galet Square, que faz a indicação de horas, minutos e pequenos segundos, foi escolhido. A peça tem uma caixa com formato almofadado e custa 35 mil Francos Suíços.
Uma categoria especial elegeu os três relojoeiros da Vacheron Constantin responsáveis pelo desenvolvimento do modelo 57260, o relógio mais complicado do mundo.
Veja aqui 15 filmes para assistir nos cinemas neste mês