Vai reformar a casa? Veja 12 materiais e produtos ecológicos
Eles ajudam a reduzir o impacto causado pela construção civil no meio ambiente. E ainda podem refletir positivamente no seu bolso
Da Redação
Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 16h56.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h45.
São Paulo – Se você vai reformar a casa, nada melhor do que usar materiais sustentáveis . Eles fazem com que haja redução do impacto da construção civil no meio ambiente , diminuindo a poeira e o ruído, além de, muitas vezes, ajudar com o controle do desperdício gerado pelo uso inadequado de materiais. Para que você escolha os produtos certos, é importante fazer uma pesquisa prévia procurando por aqueles que possuem selos que atestem o seu aspecto ecológico. “O Brasil já percebeu que ter credibilidade neste assunto é importante e, por isso, algumas empresas passaram a trabalhar na certificação desses materiais”, diz Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech e consultor da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) para projetos sustentáveis.Clique nas fotos a seguir para encontrar novidades do mercado nas quais você pode apostar.
A impermeabilização de superfícies e a utilização de revestimentos de tonalidade escura, que retêm calor, contribuem para a alteração do micro-clima local, fenômeno conhecido como efeito de “ilha de calor”. Por isso que o uso de telhados frios é mais sustentável, visto que ele ajuda a diminuir a demanda do ar condicionado e, consequentemente, a reduzir o consumo de energia elétrica . O revestimento elastomérico para telhado da Dow reduz a temperatura interna do ambiente em até 5°C e a externa em 20°C, pois forma uma membrana protetora aos raios solares.
Outra solução para o isolamento térmico é a espuma rígida feita com poliuretano da BASF . Ela pode ser usada tanto em telhados, como na fachada da casa, ajudando, ainda, na redução do consumo de energia.
A redução do consumo de água deve ser sempre priorizada. “E isso pode ser feito por meio da utilização de metais hidrossanitários eficientes”, dizAna Limongi, diretora Técnica da OTEC. A torneira temporizada, por exemplo, possui sistema de desligamento automático, contribuindo para a redução do consumo do líquido, pois evita que a torneira permaneça aberta quando não está em uso ou fique pingando por não estar adequadamente fechada. A Docol Metais Sanitários lançou recentemente duas linhas de metais economizadores de água para uso residencial.
Outra solução neste sentido é a descarga com acionamento duplo, que possibilita ao usuário a escolha da vazão de água, permitindo o acionamento parcial ou total do sistema. A Válvula de Descarga Salvágua, também da Docol, se adequa à necessidade de uso para líquidos (cerca de 3 litros) ou para sólidos (cerca de 6 litros). Ao utilizar este acabamento, o consumo de água diminui em até 30%.
A instalação de um sistema de aquecimento solar em uma residência pode reduzir em até 30% a conta de energia em comparação com os gastos de chuveiros elétricos convencionais. Os coletores solares 3000 e 4000, da Bosch, têm classificação "A" do Inmetro, além do Solar 4000 possuir vidro temperado solar, o que gera mais absorção da radiação solar. Outra boa notícia: cada m2de coletor evita a emissão anual de 1.000 kg de CO2 na atmosfera.
Para que você possa usar energia solar em casa é preciso que você tenha um painel com esta tecnologia. O produto da Bosch tem potência acima de 240Wp e durabilidade de pelo menos 25 anos. “Observar a vida útil prevista do produto é muito importante, pois pode evitar sua substituição frequente, o que causa impactos relacionados à extração de matéria-prima, fabricação, transporte e descarte”, explica Ana Limongi, da OTEC. Além disso, os coletores fotovoltaicos podem ser uma boa forma de diminuir a conta de luz, já que eles se conectam à rede da concessionária elétrica, o que garante bônus para os usuários.
Esta é uma solução que vem crescendo no Brasil . A Pisada Pneu Tipo Feijão Marrom, da Leroy Merlin, por exemplo, é confeccionada com borracha de pneu reciclado, sendo durável e resistente. Ela substitui a utilização de troncos de árvores para a formação de caminhos, além de proporcionar um acabamento decorativo para a casa.
Para que um produto seja considerado ecológico é preciso que se leve em conta, também, o seu descarte. A Telha Onduline da Leroy Merlin é um exemplo disso. Ela usa fibras vegetais e é livre de amianto, podendo ser descartada em aterros sanitários ou industriais, já que não agride o meio ambiente. Além disso, o seu processo de fabricação obedece a conceitos de equilíbrio ambiental e sustentabilidade, visto que toda a água utilizada na sua produção é reaproveitada, segundo a empresa.
Essa é outra alternativa que usa borracha reciclada feita de pneu. A solução criada pela Aubicon recicla quatro pneus a cada 1 m², podendo ser usada, também, dentro de casa. As peças são intertravadas e criam diversas paginações. Conta com 10 cores diferentes.
Ainda na linha dos materiais reciclados, a novidade da Atlas é a linha Suprema REC 65. Os quadradinhos de porcelana e revestimento cerâmico são feitos com 65% de material reciclado. São 20 cores diferentes, sendo indicadas para ambientes internos e externos, pisos e paredes.
Para as paredes, existem as tintas, resinas, selantes, adesivos e vernizes que priorizam o baixo índice de COVs, relevante poluente atmosférico. Por isso, a empresa Tintas Inquine lançou o Dialine Esmalte Premium Base Água, que é desenvolvido à base de água e não utiliza solvente para diluição. É indicado para madeiras, metais ferrosos, galvanizados, alumínio e PVC. “Mas preste atenção na sua utilização, pois de nada adianta você optar pelo uso desse produto em locais que precisam de retoques constantes. Isso faz com que a solução ecológica não tenha o desempenho esperado”, salienta Luiz Henrique Ferreira, da Inovatech.
Ela já é conhecida, mas vem se atualizando a cada ano. “Considerando o rendimento equivalente ao de uma lâmpada convencional, a lâmpada de led apresenta um consumo de energia muito inferior. Em relação às lâmpadas fluorescentes, tem, ainda, a vantagem de não utilizar mercúrio em sua composição”, salienta Ana Limongi. A Lâmpada Vision Led 9W é a opção da Philips. Ela proporciona uma economia de até 80% de energia e dura até 25.000 horas.
Mais lidas
Mais de Casual
Os hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano