São Paulo – Ocre-dourado - guarde este nome, pois ele será tendência em 2016, pelo menos nas paredes de muitos lares por aí. Isso porque a pesquisa Colour Futures, realizada pela Tintas Coral, elegeu esta tonalidade como a cor do ano em 2016.
A cor, de acordo com o estudo, é uma transição do tom laranja-acobreado, a cor de 2015, e combina com tons beges, marrons e outros amarelos, além de tons suaves de azul.
Trata-se de uma cor que pode ser usada em ambientes internos e também em áreas externas.
“É tom versátil, que combina com outras tonalidades, criando diferentes efeitos e se adequando a vários estilos de decoração ”, afirma a pesquisa.
A cor foi eleita por um seleto grupo de especialistas, que elegeram o tom levando em consideração segmentos como da moda, arquitetura , decoração e comportamento.
- 1. Cores para dormir bem
1 /13(ThinkStock)
São Paulo - Em sua quarta edição, a Mostra Atlas Colchões explora as sensações e as emoções provocadas pela cromoterapia. Os benefícios das cores na
saúde do sono foi o guia para os 17 profissionais participantes da
exposição criarem seus 12 ambientes, que assinam espaços diferenciados, elegantes e cheios de significado. A mostra abre amanhã, 17 de novembro, terça-feira, no CasaPark (Sgcv, 22 - Guará, Brasília), em evento fechado para convidados. Nesta galeria, você confere as fotos dos ambientes e como a cor foi usada em cada um deles.
2. Tons de cinza 2 /13(Divulgação)
A dupla Eduardo Sáinz e Lílian Glayna criou um espaço rabiscado em traços austeros e minimalistas. Destaque para uma caixa com ricos tons de cinza, cor que acolhe e integra ambientes com usos diferenciados. Entre os parceiros dos profissionais estão Ana Paula Castro, autora de cobogó do espaço e Pedro Ivo Verçosa, responsável pelas telas do ambiente, que conta com luminária industrial feita especialmente para o projeto. Os profissionais fazem uso de cama articulada de casal com colchão único de molas individuais e camada generosa de látex Belga da marca Atlas. Esse sistema de dormir oferece sempre as melhores posições para o conforto absoluto. Para a cama de ferro com pintura ouro velho, a dupla escolheu colchão com tecnologia americana de molas individuais com reforço extra e gel infundido no látex para propiciar uma superfície com temperatura agradável ao sono.
3. Amarelo 3 /13(Divulgação)
A alegria da cor amarela inspirou a designer de interiores Cybele Barbosa para a produção de um projeto ousado e funcional, ideal para o descanso e relaxamento. A cor quente e vibrante, segundo a profissional, representa riqueza e o ouro, fazendo referência aos raios do sol e levando ao ambiente alegria e alto astral. Uma grande cama king baú com espaço recebe dois colchões retilíneos de confortos diferentes para atender individualmente o casal sem comprometer a unidade da cama de casal. Os colchões possuem reforço no terço central para alinhamento da coluna vertebral.
modo slideshow
4. Vermelho alaranjado 4 /13(Divulgação)
Tendo como parceiros nomes do segmento, como Gallery Tapetes e Nardim Junior Home, a arquiteta Fátima Alvim escolheu para seu ambiente o vermelho alaranjado, cor quente e profunda para compor com cores neutras e calmantes. O tom leva a sensação de aconchego e alegria. A iluminação do espaço tem efeito de luzes e sombras, que dá requinte ao quarto do casal.
5. Amarelo e preto 5 /13(Divulgação)
As arquitetas do Studio AZ levam o sono e descanso para o nome do ambiente, em uma jogada divertida e moderna: AZZZZZ...... O family room possui proposta de ser um espaço multiúso para receber hóspedes, ouvir música, estudar e ler, tem estética jovial e descontraída inspirada na art pop, optical e no grafite. A cor predominante é a amarela, que socialmente representa amizade e, nesse contexto, sugere um ambiente antidepressivo, leve e alegre. O diferencial do espaço fica por conta de duas camas de casal transformadas pelas profissionais em um grande sofá. Os conjuntos alinhados na mesma altura possuem confortos diferentes e atendem aqueles que desejam uma área de sono ainda maior. No espaço de leitura, uma bicama solteiro com espaço de armazenamento e dois colchões para acomodar duas pessoas sem perder o conforto.
6. Rosa 6 /13(Divulgação)
A arquiteta Carolina Nathair investiu na cor rosa, que está diretamente ligada à pureza do pensamento. Também é associada à felicidade e ao equilíbrio emocional e indicada para quartos, pois transmite sensibilidade e delicadeza, além de ter a capacidade de acalmar e melhorar o humor dos frequentadores destes espaços. No quarto, foram utilizados um colchão de molas individuais indicado para crianças e pré-adolescentes e sommier com gavetas ou baú para melhor atender as necessidades do cotidiano.
7. Verde 7 /13(Divulgação)
A cor verde foi a escolha da dupla Flávio Werneck e Glory Barreto que assina um ambiente que tem como essência a mistura dos estilos industrial, clássico e contemporâneo e inspiração nas locações dos filmes em technicolors do final da década de 40 e começo dos anos 50. O verde foi empregado no espaço para levar equilíbrio, serenidade e harmonia, em função do seu efeito calmante, refrescante e suavizante em todo o organismo. De acordo com os profissionais, o espaço representa o perfeito equilíbrio entre a atividade e a passividade. Um local com duas soluções para o espaço do descanso. Cama articulada que oferece ao casal colchões independentes para maior benefício individual, concedendo ainda a possibilidade da pessoa dormir em colchões de conforto diferentes.
8. Azul 8 /13(Divulgação)
O quarto de casal de Gislaine Garonce é inspirado na cor azul e conta com espelhos, cortinas em tecido e roupa de cama da Primavera Enxovais e revestimento da Halldecor. De acordo com Gislaine, o azul foi escolhido por ser uma cor que passa tranquilidade e aconchego, fatores ideais para o descanso e relaxamento. O projeto, elegante e atual, conta com escolhas harmônicas e modernas, desde o mobiliário à iluminação. Na cama colchão Atlas com molas individuais power e revestimento em malha de algodão propicia muito conforto ao usuário. Sua base possui duas estruturas com baú para melhor aproveitamento dos espaços.
9. Azul noturno 9 /13(Divulgação)
Os tons sóbrios foram os eleitos para compor uma proposta intimista, com destaque para o uso de materiais naturais como a madeira. O projeto do MAAI Arquitetura conta com dois espaços distintos: um quarto para um casal e um quarto de solteiro, ambos com a cor Azul Noturno como protagonista. Os parceiros, responsáveis pela composição são a Marmoraria Claramar, Paper House (Cortinas e Enxoval), Lumini (iluminação) e Gallery (tapetes). A cama articulada de solteiro com colchão fixo de espuma de poliuretano D30 soft permite atender a uma faixa mais ampla de biotipos. Cama em madeira com colchão de molas de suporte individuais.
10. Branco 10 /13(Divulgação)
O branco predomina na proposta de Renata Dutra. Segundo a cromoterapia, a cor está associada à paz, estimula os sentidos e ainda está ligada à sensação de limpeza. O branco deixa os ambientes leves e tranquilos, por isso é o preferido de quem escolhe a decoração clean. O ambiente conta com a parceria da Primavera Enxovais e papel de parede Paper House. Com toda a tecnologia voltada para Quiropraxia, o colchão escolhido é da Coleção Perfect Solutions, que contém placa de gel logo abaixo do estofamento para o perfeito equilíbro término favorecendo um sono restaurador (REM).
11. Violeta 11 /13(Divulgação)
Roberto Carril assina um espaço inspirado em bangalôs dedicados à meditação e relaxamento. O ambiente, emoldurado com espelhos que criam uma perspectiva cênica, é predominantemente branco e possui, de acordo com a cromoterapia, tema da mostra, iluminação planejada violeta. A cor induz a transmutação enérgica, estimulando a inspiração e a experiência espiritual. No local, cama articulada para aqueles que querem usufruir da mobilidade individualmente.
12. Sépia 12 /13(Divulgação)
Com uma característica bem cosmopolita, o quarto desenvolvido pela profissional é ideal para jovens de 20 a 30 anos que gostam de ambientação urbana. O ambiente, que reflete o cenário das ruas de asfalto e utiliza materiais encontrados nas grandes cidades, tem cama em couro, mesa lateral em ferro envelhecido e as paredes em textura de cimento queimado que remetem aos galpões de tijolinhos nova iorquinos. Em uma mistura harmônica de cores, a profissional faz uso da cor sépia, de tons avermelhados, laranjas e terras, que remetem às edificações e estruturas metálicas, aquecem e dão emoção ao ambiente enquanto estimulam emoções fortes e apaixonantes. A cama é estofada em capitonê e madeira da coleção Atlas e colchão de tecnologia inglesa com látex Talalay que mantem o frescor para uma boa qualidade do sono.
13. Falando em dormir bem... 13 /13(Thinkstock/moodboard)