Casual

Um vinhedo cheio de arte e arquitetura no sul da França

Mais de 150 hectares de videiras, distribuídas em meio a obras de arte arquiteturais de cinco premiados pelo Pritzker, circundam o Château La Coste

Centro de artes com 3 mil m² projetado pelo arquiteto japonês Tadao Ando (Divulgação)

Centro de artes com 3 mil m² projetado pelo arquiteto japonês Tadao Ando (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2012 às 16h59.

São Paulo - Um dos vinhedos mais importantes de Coteaux de Aix-en-Provence, no sul da França, o Château La Coste é diferente. Um ambiente dedicado à produção de excelentes vinhos, mas não somente isso.

Esse vale, a poucos quilômetros da cidade de Roi René, é um dos lugares com uma das maiores coleções de arte contemporânea a céu aberto. Artistas importantes e arquitetos renomados, como Tadao Ando, Frank Gehry, Norman Foster, Jean Nouvel e Renzo Piano, projetaram obras cuja sobriedade e beleza estão em completa harmonia com o ambiente. Gehry criou um pavilhão de madeira e vidro dedicado à música, enquanto Nouvel desenhou as salas de fermentação das uvas.

O mentor desse projeto é Patrick “Paddy” McKillen, um milionário empresário irlandês apaixonado por arquitetura que em 2004 decidiu reunir num só lugar suas obras preferidas. Paddy abriu seu campo de vinhas e organiza excursões ao longo do ano por meio das quais é possível visitar o parque e conhecer todas as obras.

Como uma galeria de arte aberta, o Château La Coste muda de acordo com as novas instalações ou quando, por exemplo, Oscar Niemeyer e James Turrell criam pavilhões efêmeros, com data para nascer e morrer.

Os artistas são convidados a visitar a área e tomar posse do entorno antes de colocar suas obras no local que lhes pareça mais adequado. O resultado dessas intervenções é uma das expressões da paisagem da Provença contemporânea.

Acompanhe tudo sobre:Arquiteturabebidas-alcoolicascomida-e-bebidaEuropaFrançaPaíses ricosVinhos

Mais de Casual

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo