Casual

Torcedores brasileiros retomam confiança na Seleção de Tite

Segundo pesquisa, 71% das pessoas ficariam felizes caso o hexacampeonato fosse conquistado

53% dos brasileiros sentem orgulho da Seleção atual (Ricardo Moraes/Reuters)

53% dos brasileiros sentem orgulho da Seleção atual (Ricardo Moraes/Reuters)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 13 de junho de 2018 às 11h29.

Última atualização em 13 de junho de 2018 às 11h30.

São Paulo – Embora muita gente torça o nariz quando o assunto é Copa do Mundo 2018, uma pesquisa inédita apontou que 71% dos brasileiros ficariam extremamente felizes e orgulhosos caso o Brasil conquistasse o hexacampeonato na Rússia. A maioria também está confiante com a Seleção Brasileira do técnico Tite.

O levantamento, desenvolvido pela SportsMatch, startup de tecnologia sobre fãs de esportes, e pela Santo Caos, empresa especializada em consultoria de engajamento, e batizado de “Engajamento do torcedor com a Seleção Brasileira”, apontou também que 53% dos brasileiros sentem orgulho da Seleção atual. Outros 56% afirmaram ainda que sentem alegria ao relembrar as conquistas de títulos anteriores.

A intenção do estudo – feito com quase 2.000 pessoas em diferentes partes do país – foi entender o que pensa e o que deseja o brasileiro sobre a Seleção e identificar também os diferentes perfis de torcedores que existem no por aqui – desde o fanático ao alheio a tudo que envolva futebol.

Perfis dos torcedores

Segundo a pesquisa, 25% dos entrevistados foram identificados como apaixonados pela Seleção. 37% foram considerados patriotas, ou seja, sentem orgulho do futebol do país. 13% foram definidos como torcedores que acompanham a movimentação da Copa, mas não se aprofundam muito sobre o assunto. 19% não ligam para a Copa e outros 6% afirmaram não gostar da Seleção.

O levantamento também concluiu que cerca de 30% dos brasileiros estão bem informados sobre a Seleção de Tite. 10%, no entanto, disseram não saber nada sobre o assunto. Já para 47% dos entrevistados, a Seleção faz parte da sua identidade como brasileiro, total ou parcialmente; 34% discordam em partes ou totalmente dessa colocação.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoFutebolRússiaSeleção Brasileira de Futebol

Mais de Casual

Bar da Dona Onça terá menu degustação pela primeira vez

São Petersburgo se volta para turistas do Oriente

Após ter sido comprada por R$ 11,4 bi, Supreme é vendida para EssilorLuxottica por R$ 8,15 bi

Novo bar em SP de bartender influente e chef premiada é portal para a alta coquetelaria e boa comida

Mais na Exame