Casual

Tocha pan-americana chega à cidade de Guadalajara, sede dos jogos

204 corredores carregaram o símbolo em trajeto de 50 quilômetros pela cidade, depois de percorrer 32 estados e ter passado pelas mãos de cerca de 3,5 mil pessoas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 19h44.

Guadalajara, México - Após um percurso de 14 mil quilômetros, a tocha Pan-Americana finalmente chegou nesta sexta-feira à cidade de Guadalajara, sede dos jogos continentais.

Ao todo, duzentos e quatro corredores carregaram o símbolo durante um trajeto de 50 quilômetros pelas ruas da cidade. Ainda não se sabe quem serão as últimas pessoas a carregar a tocha e quem será o encarregado de acender a pira no estádio Omnilife, onde será realizada a cerimônia de abertura dos XVI Jogos Pan-Americanos.

O último dia de viagem do símbolo começou no município de Tonalá e depois passou por diversas outras localidades. Milhares de pessoas saíram às ruas para ver a tocha, que foi escoltada por cavaleiros mexicanos e outras figuras típicas da cultura do país.

O prefeito de Guadalajara e vice-presidente do Comitê Organizador, Aristóteles Sandoval, levou a tocha à Praça da Libertação, no coração da cidade.

Entre os atletas que carregaram o símbolo pelas ruas da cidade estavam vários personalidades do esporte mexicano, como o maratonista Dionicio Cerón. O fogo chegará às 19h ao Estádio Omnilife, onde esperará o atleta que irá acender a pira pan-americana.

A tocha foi acesa no dia 26 de agosto em cerimônia realizada na zona arqueológica de Teotihuacán. O símbolo percorreu 32 estados e foi levada por cerca de 3.500 corredores.

Acompanhe tudo sobre:EsportesEsportistasJogos Pan-AmericanosSetor de esportes

Mais de Casual

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo

Boa Vista Surf Lodge, da JHSF, chega ao mercado hoteleiro de luxo