Casual

STJ tira título de campeão brasileiro de 1987 do Flamengo

Superior Tribunal de Justiça reconheceu o Sport como o único vencedor da competição


	Torcida do Sport: decisão do STJ foi favorável ao Sport por 4 votos a 1, em uma audiência que se estendeu durante dois dias
 (Reprodução/Facebook)

Torcida do Sport: decisão do STJ foi favorável ao Sport por 4 votos a 1, em uma audiência que se estendeu durante dois dias (Reprodução/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2014 às 22h15.

Rio de Janeiro - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) retirou nesta terça-feira o título de campeão brasileiro de 1987 do Flamengo e reconheceu o Sport como o único vencedor da competição.

A decisão do STJ foi favorável ao Sport por 4 votos a 1, em uma audiência que se estendeu durante dois dias. O resultado impede a CBF de declarar o Fla campeão desse ano. Agora, o time carioca só pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A disputa judicial é antiga. Em 1987, os principais clubes do Brasil organizaram um campeonato próprio, chamado de Copa União, cujo campeão foi o Rubro-Negro carioca. Paralelamente, a CBF organizou outra competição, com equipes consideradas de segunda divisão, e a qual foi conquistada pelo Sport.

Com os dois campeonatos já em andamento, a entidade que rege o futebol nacional propôs que os dois primeiros colocados de cada torneio deveriam se enfrentar em semifinal e final para definir o campeão brasileiro. No entanto, o Fla e o Internacional, primeiro e segundo da Copa União, se negaram a isso. Assim, a CBF reconheceu o Sport como campeão brasileiro.

Depois de uma longa luta na justiça, a confederação reconheceu, em 2011, a Copa União como um torneio oficial, equivalente ao Campeonato Brasileiro, decretando o título de 1987 seria dividido entre Flamengo e Sport. A decisão de hoje, porém, volta a considerar apenas o Leão como vencedor.

Outra questão que afeta o Flamengo é quanto à Taça das Bolinhas. O troféu seria entregue pela CBF ao primeiro clube que conquistasse cinco vezes o Campeonato Brasileiro. No caso, o quinto título do Rubro-Negro seria em 1987. Porém, com a anulação, o São Paulo se torna o primeiro pentacampeão.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFlamengoFutebolJustiça

Mais de Casual

Dia Mundial da Tequila: 5 bares em São Paulo para experimentar novos drinks

Edição limitada de Moët Impérial homenageia Arco do Triunfo

Monza pode voltar ao Brasil? China tem dois modelos do sedã

Uniformes dos atletas na abertura da Olimpíada 2024: veja o do Brasil e de outros países

Mais na Exame