Serena Williams pode se aposentar em breve; entenda

Consagrada como uma das melhores tenistas de todos os tempos, Williams destacou que se vê próxima de dizer adeus ao esporte
Acho que há apenas uma luz no fim do túnel. Não sei, estou me aproximando da luz", destacou a tenista. (Elsa/Getty Images)
Acho que há apenas uma luz no fim do túnel. Não sei, estou me aproximando da luz", destacou a tenista. (Elsa/Getty Images)
L
Luiza VilelaPublicado em 09/08/2022 às 11:37.

Serena Williams deu sinais de que, em breve, o anúncio de aposentadoria deve vir. A declaração foi feita pela própria tenista nesta terça-feira, 9, logo após a vitória contra Nuria Parrizas Diaz, por 6-3 e 6-4 na estreia do National Bank Open, em Toronto, Canadá.

"Acho que há apenas uma luz no fim do túnel. Não sei, estou me aproximando da luz. Ultimamente tem sido isso para mim. Mal posso esperar para chegar a essa luz", declarou após o jogo. Quando questionada sobre o que seria essa 'luz', ela respondeu: “Liberdade. Eu amo jogar, é incrível. Mas não posso fazer isso para sempre. Então, às vezes você só quer tentar o seu melhor para aproveitar os momentos e fazer o melhor que puder”.

Aos 40 anos, Serena Williams já se consagrou como uma das maiores tenistas de todos os tempos. O jogo em Toronto foi a primeira vitória dela em mais 14 meses — quando venceu em Wimbledon.

"Mentalmente, sinto que estou chegando lá"

Ainda durante as declarações após a vitória no jogo, Williams destacou que vê a aposentadoria próxima.

"Fiquei feliz. Faz muito tempo. Eu esqueci como era. Senti que competi bem e acho que o que eu precisava fazer era apenas competir. Mentalmente sinto que estou chegando lá (na aposentadoria). Não estou onde normalmente estou e não estou onde quero estar. Mas acho que qualquer partida que eu jogue, seja ganhando ou perdendo, isso me ajuda a chegar lá", destacou.

A tenista destacou, entretanto, que a aproximação da aposentadoria não teria a ver com questões físicas. "Fisicamente me sinto muito melhor nos treinos, é só levar isso para a quadra. Mas, literalmente, eu sou o tipo de pessoa que só pega uma ou duas coisas e então dá certo. Então, estou apenas esperando que clique", completou.

LEIA TAMBÉM: Serena Williams se junta à plataforma de NFTs e quer promover inclusão

Em entrevista à Vogue, Williams comentou que se prepara para a "despedida". "É a coisa mais difícil que eu poderia imaginar. Não quero que acabe, mas ao mesmo tempo estou pronta para o que vem a seguir", complementou. "Nunca gostei da palavra aposentadoria. Talvez a melhor palavra para descrever o que estou fazendo seja evolução. Estou aqui para dizer que estou evoluindo do tênis para outras coisas que são importantes para mim", finaliza.

Um marco na história do tênis

Atualmente, Serena Williams é considerada pela Associação Feminina de Tênis como a tenista número 9 do mundo em simples. A tenista venceu pelo menos 23 torneios, se consagrou como a maior campeã de Grand Slam na era aberta e a segunda maior campeã da história de torneios de majors.

Além dos 23 torneios, a tenista também venceu 14 outros em duplas, ao lado da irmã mais velha, Venus Williams (42 anos). A modalidade também a levou às medalhas olímpicas de ouro nas Olimpíadas de 2000, 2008 e 2012, as duas primeiras em duplas e a última em simples, respectivamente.

Hoje, Williams é mãe de Alexis Olympia, de 4 anos e, em entrevistas, tem declarado um interesse maior em se dedicar mais à maternidade.

LEIA TAMBÉM:

Como harmonizar um menu completo com apenas um vinho?

Dois dias após levar ouro na Polônia, Alison dos Santos é prata em GP da Hungria