Exame Logo

Senna e filme sobre Fórmula 1: como o esporte tem se tornado tendência nos streamings e cinemas

Produção sobre ídolo brasileiro estreou no dia 19 de novembro, enquanto o longa ‘F1’ chegará nas telonas apenas em julho do ano que vem

Gabriel Leone em seriado da Netflix: série biográfica de alcance global será lançada pelo serviço de streaming. (NETFLIX/Divulgação)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 19 de julho de 2024 às 10h07.

A Netflix divulgou a data de estreia da nova série sobre Ayrton Senna , dirigida por Vicente Amorim, que chegará ao streaming no dia 19 de novembro deste ano. A produção terá 6 episódios e contará a história do piloto desde seu começo no Kart até seus últimos momentos na pista. Junto do anúncio, a plataforma também revelou o pôster oficial da minissérie.

Enquanto isso, o filme 'F1', que tem data de estreia marcada para julho de 2025, ganhou seu primeiro teaser oficial na semana passada. Com a produção de Lewis Hamilton, piloto multicampeão da Fórmula 1, o longa narrará a história de Sonny Hayes, ex-astro da categoria, interpretado por Brad Pitt, que retorna ao esporte para correr ao lado do jovem Joshua Pearce, vivido por Damson Idris, pela equipe fictícia APXGP.

Veja também

Durante a semana do Grande Prêmio da Inglaterra, foram reveladas as primeiras informações sobre o longa, com direito até a criação de um box para a escuderia inventada. Toda essa estratégia segue um planejamento para aproximar o fã do esporte, onde além de ver os circuitos reais no longa, também terá a chance de reconhecer rostos familiares nos sets. Max Verstappen e o ex-gestor da Haas Gunther Steiner são algumas das participações especiais que já puderam ser observadas no teaser lançado.

A hora dos anúncios foi certeira, pois a indústria cinematográfica vive um momento de alta com obras do universo esportivo. Para Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, a junção das estratégias utilizadas pela produção do filme tendem a gerar um grande interesse em fãs do esporte.

Fãs e audiência

“O filme ‘F1’ tem grande potencial para conquistar os fãs de automobilismo. A criação de produções no entorno do ecossistema do esporte são benéficas para a construção de uma maior base de fãs, como foi o caso da série da Netflix, Drive to Survive, que proporcionou um aumento de mais de 58% na audiência da Fórmula 1 após seu lançamento”, aponta Fábio.

Diante desse cenário, os streamings e as produtoras cinematográficas têm observado bons resultados com a elaboração de projetos audiovisuais focados nas mais diversas modalidades. Um dos exemplos mais atuais é da série da Apple TV+, Ted Lasso. De roteiro e direção de Bill Lawrence, a obra ficcional, que estreou em 2020 e teve sua última temporada lançada no ano passado, conta a história do AFC Richmond, clube da Premier League inventado para a narrativa. O enredo que mistura comédia, drama e futebol, liderou, de acordo com dados da Nielsen divulgados pela Variety, todas as séries originais de streaming, com mais de 16,9 bilhões de minutos assistidos.

Com um tom mais documental, a série “Romário - O Cara” também se destacou nessa nova leva de produções esportivas dos últimos meses. A obra, que estreou no dia 23 de maio deste ano, na MAX, conta a história do histórico jogador da seleção brasileira, retratando o início de carreira até a conquista do tetra na Copa do Mundo de 1994, que completa 30 anos no próximo dia 17 de julho.

A série revela quais foram as motivações do ‘Baixinho’ durante os momentos decisivos de sua carreira, contando os bastidores e os desdobramentos de conquistas e polêmicas protagonizadas pelo craque dentro e fora de campo. A produção Max Original conta com depoimentos exclusivos e sem filtros do protagonista Romário e de outros grandes nomes do futebol mundial, como Roberto Baggio, Pep Guardiola, Hristo Stoichkov, Franco Baresi, Ronaldo, Neymar e Bebeto.

“O sucesso das transmissões de esportes ao vivo nos streamings vem sendo uma faca de dois gumes para o negócio. Ao mesmo tempo que temos um crescimento do número de novos assinantes e penetração das plataformas, há a problemática do ‘usuário não-ativo’, que acaba indo para as plataformas por motivos diferentes. Essa situação é um dos piores indicadores que se pode ter no meio, derrubando as métricas de performance do negócio, e por isso temos o aumento dos conteúdos originais de esporte, em resposta a essa questão. A expectativa é de que o interesse cresça mais ainda nos próximos anos, sobretudo em mercados com uma cultura esportiva forte, como o Brasil”, diz Bruno Maia, diretor e roteirista da série, com produção da Feel the Match e Kromaki.

“Rivais”, filme lançado em abril, estrelado por Zendaya, que tem como pano de fundo o tênis, conquistou a crítica, com uma nota de 7.3 no IMDB (Internet Movie Database), uma das maiores bases de dados online sobre cinema e tudo que envolve a indústria do entretenimento.

No mesmo contexto, a produção “Gran Turismo: De Jogador a Corredor”, que foi lançada em 2023, teve bons resultados após estrear na MAX. Segundo dados divulgados pela empresa, a obra que conta a história de um jogador de videogame que se torna piloto, ficou na liderança entre os filmes mais assistidos em abril deste ano.

Os filmes vencedores do Oscar 2024

Acompanhe tudo sobre:FilmesCinemaAyrton SennaFórmula 1

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame