Os detalhes arquitetônicos de 6 estádios da Eurocopa
Descubra detalhes de seis Estádios de Futebol que são palco da Eurocopa 2016
Da Redação
Publicado em 16 de junho de 2016 às 10h48.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h12.
A Eurocopa 2016, realizada na França, já começou e seus jogos e estádios já deixam muitos brasileiros impressionados. Selecionamos seis construções impressionantes que serão palco das disputas.
Construído pela empresa suíça Herzog & de Meuron – a mesma que projetou o estádio olímpico Ninho de Pássaro, em Pequim --, o Estádio Bordeaux tem um grande telhado retangular e é sustentado por finas colunas brancas, produzindo um efeito visual inesperado. A construção já foi palco da disputa entre País de Gales e Eslováquia (2x1 para País de Gales) e tem capacidade para receber 42 mil espectadores.
Com capacidade para 36 mil pessoas, o estádio tem estrutura ondular de madeira, fachada transparente e usa energia geotérmica para se manter aquecido. Foi projetado pelo arquiteto francês Jean-Michel Wilmotte, de Wilmotte & Associés AS.
Concluído em janeiro de 2016, o prédio tem um telhado triangular que se estende em torno do edifício, tem capacidade de receber 59 mil torcedores e foi projetado pelo escritório Populous.
Localizado em Marseille, o estádio foi recém-reformado pelo escritório SCAU e ganhou um telhado ondulante e teve sua capacidade aumentada de 60 mil para 67 mil espectadores.
Com capacidade para 50 mil torcedores, o estádio Pierre Mauro tem uma estrutura de arame que reflete a luz solar. Localizado em Lille, uma de suas particularidades é um teto retrátil que se abre e se fechar em apenas 30 minutos. Projeto de Valode & Pistre and Atelier Ferret Architectures.
O maior estádio da lista, com 80 mil assentos, é também um dos mais antigos: foi construído em 1998 para a Copa do Mundo -- também pelo escritório SCAU. Seu telhado parece flutuar sobre a estrutura, mas na realidade é sustentado por 18 mastros ao redor da construção.