Schitt's Creek: a série desconhecida no Brasil que arrebatou o Emmy
A história da família rica que perdeu tudo e se mudou para uma cidade comprada de brincadeira levou os principais prêmios de comédia
Denyse Godoy
Publicado em 20 de setembro de 2020 às 22h53.
Última atualização em 20 de setembro de 2020 às 23h57.
A edição 2020 do prêmio Emmy , considerado o Oscar da televisão, surpreendeu o público brasileiro. Em sete das 22 categorias da premiação, a série canadense Schitt's Creek foi escolhida a melhor, abocanhando todas menos uma das estatuetas reservadas às comédias. Com seis temporadas e encerrada neste ano, entrou há pouco na programação local do canal pago Comedy Central e está disponível nas plataformas de streaming Paramount+, UOL Play e Net Now, mas nunca chamou muita atenção no país.
O primeiro dos 80 episódios de Schitt's Creek foi ao ar em janeiro de 2015 na rede de TV canadense CBC. A série, produzida pelaNot a Real Company Productions, conta a história da família Rose, que fez fortuna com uma rede de videolocadoras. Depois de perder tudo ao levar um golpe do presidente da empresa, o patriarca Johnny (Eugene Levy), sua mulher, a ex-atriz de novelas Moira (Catherine O'Hara), e seus dois filhos adultos, os mimados David (Dan Levy, filho de Eugene) e Alexis (Annie Murphy), são obrigados a se mudar para a cidadezinha Schitt's Creek, que Johnny havia comprado como brincadeira de presente de aniversário para David em 1991.
O novo lar da família é formado por dois quartos adjacentes em um motel caindo aos pedaços. Conforme os Rose tentam se reerguer, seus modos de ricos se chocam com o estilo de vida simples dos cidadãos de Schitt's Creek.
A série começou a fazer sucesso internacionalmente a partir de 2017, quando passou a ser transmitida pela Netflix . Bem-recebida pelos críticos especializados, foi recomendada por publicações de prestígio como as revistas The New Yorker e Variety por causa de seu humor nonsense elegante, conduzido com maestria pelo quarteto de protagonistas. Dos membros da família, O'Hara é a mais conhecida no Brasil: deu vida à mãe do menino Kevin (Macaulay Culkin) nos dois primeiros filmes da franquia Esqueceram de Mim, do início da década de 1990. Levou o prêmio de melhor atriz de comédia nesta noite. Eugene ganhou como ator de comédia, Daniel, como melhor ator coadjuvante, e Murphy, como melhor atriz coadjuvante.
Schitt's Creek também foi bastante elogiada pela maneira como trata a comunidade LGBTI+, muitas vezes alvo de piadas na dramaturgia. Na série, a pansexualidade do personagem David é aceita com naturalidade.