São Paulo vence Palmeiras e conquista o Campeonato Paulista
Com o título neste domingo, dia 23, o Tricolor volta a ser campeão após nove temporadas
Agência Brasil
Publicado em 23 de maio de 2021 às 18h17.
Última atualização em 24 de maio de 2021 às 22h07.
Após empatarem sem gols no Allianz Parque na última quinta-feira (20), o São Paulo derrotou o Palmeiras por 2 a 0 neste domingo (23) no Morumbi e conquistou o título do Campeonato Paulista de 2021.
Ganha pouco, mas gostaria de começar a guardar dinheiro e investir? Aprenda com a EXAME Academy
Com este título, o Tricolor volta a ser campeão após nove temporadas (em 2012, venceu a Copa Sul-Americana), além de sair de uma fila de 16 anos sem o caneco local, que ergueu 21 vezes até este domingo.
A equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira começa a partida valorizando bastante a posse de bola. E a primeira oportunidade do Palmeiras vem aos 7 minutos, quando Rony chuta para defesa sem dificuldades do goleiro Tiago Volpi. Um minuto depois o Verdão chega novamente com perigo, desta vez com o volante Danilo Barbosa, que, de frente para o gol, chuta para fora.
Sendo pressionado na saída de bola, o Tricolor encontra muitas dificuldades para jogar. Isso faz com que, nos primeiros 35 minutos de confronto, a partida tenha apenas duas finalizações, as duas do Palmeiras.
Porém, logo aos 36 minutos, o São Paulo consegue a sua primeira finalização, e com ela o gol. Após vacilo de Felipe Melo, Luan domina e chuta para abrir o marcador.
Com a vantagem no placar, a dinâmica do jogo muda completamente na etapa final. O São Paulo passa a ocupar mais o meio de campo, valorizando a posse de bola e tentando diminuir as possibilidades de contra-ataque do Palmeiras. E a primeira oportunidade clara da etapa é do Tricolor, com chute perigoso de Luciano (que entrou no intervalo no lugar de Pablo) aos 5 minutos.
Aos 18 minutos, quem chega com perigo é o Verdão, em forte chute do volante Patrick de Paula, mas a bola sobe demais e vai para fora.
Mas o time comandado pelo argentino Hernan Crespo é mais eficiente, e chega ao segundo aos 31 minutos, quando Rodrigo Nestor cruza para Luciano marcar. Este 25º gol do atacante pelo São Paulo.
A partir daí, o Tricolor só administrou a vantagem para voltar a soltar o grito de campeão.