Salão do Móvel de Milão mostra onde os arquitetos vivem
53ª edição do evento de design e arquitetura acontece de 8 a 13 de abril
Da Redação
Publicado em 7 de abril de 2014 às 17h05.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h14.
São Paulo – Não é difícil conhecer a obra dos principais arquitetos do mundo, mas saber como é a casa de cada um deles é outra história. A edição deste ano do Salão do Móvel de Milão, que começa nesta terça-feira e vai até dia 13, ajudará a satisfazer essa curiosidade do público aficionado por arquitetura por meio da mostra “Onde Vivem os Arquitetos”, apresentada no pavilhão 9. Com curadoria de Francesca Molteni e Davide Pizzigoni, a exposição vai mostrar um pouco do recanto de Shigeru Ban, Mario Bellini, David Chipperfield, Massimiliano e Doriana Fuksas, Zaha Hadid, Marcio Kogan, Daniel Libeskind e Bijoy Jain. Para tanto, serão usadas fotos, vídeos, testemunhos e reconstruções de cômodos, que revelarão aos visitantes um pouco mais do universo desses profissionais. Confira algumas imagens que estarão no evento.
Vencedor do prêmio Pritzker (o "Nobel" da arquitetura) de 2014, Shigeru Ban vive em Tóquio e uma das características de sua casa é o minimalismo. Essa sala retratada na fotografia, por exemplo, é mobiliada apenas com uma cadeira e uma mesa.
O arquiteto inglês David Chipperfield foi convidado para reconstruir o museu Neues, no distrito de Mitte, em Berlim, e lá resolveu montar residência fixa. Junto com a casa, ele instalou um estúdio para desenvolver seu trabalho e uma cantina, para receber os visitantes e servir de ponto de encontro. O ambiente é feito de concreto, tem amplas janelas e móveis italianos das décadas de 50 e 60.
O italiano Mario Bellini vive em Milão, em uma casa projetada no século 19. Um dos principais destaques de sua residência é a estante de livros que mede nada menos do que nove metros de altura e está repleta de livros usados por ele como referência para seu trabalho.
A arquiteta iraquiana Zaha Hadid, primeira mulher a receber o Pritzker (em 2004), vive em um loft, em Londres. Sua casa é marcada por retratos, móveis e objetos de design, e quadros do artista russo El Lissitzky em suas paredes. Além da decoração inovadora como a dona, o amplo ambiente é preenchido com bastante luminosidade, que chega por meio de uma claraboia.
O apartamento onde o casal de arquitetos Massimiliano e Doriana Fuksas vive em Paris é preenchido com mobília e objetos do renomado designer e também arquiteto Jean Prouvé, além de obras de arte de Lucio Fontana e Mimmo Paladino. O ambiente é muito bem iluminado e, junto à elegância, a casa traz também um traço confortável e minimalista.
Único brasileiro a ter sua casa aberta na exposição "Onde Vivem os Arquitetos", Marcio Kogan mora no 12º andar de um prédio que projetou nos anos 80, com direito a uma vista panorâmica da cidade de São Paulo. A decoração do lugar fica por conta de lembranças de viagens e objetos cheios de referência ao cinema e à cultura pop.
A 30 quilômetros de distância do centro de Mumbai, na Índia, o arquiteto indiano Bijoy Jain construiu seu escritório e casa, onde vive e trabalha com 60 pessoas. Em meio a árvores, com uma piscina e espaços aconchegantes, o estúdio se tornou um espaço de convivência da comunidade local.
O domicílio do americano Daniel Libeskind fica no centro de Manhattan, estrategicamente instalado para acompanhar as obras da reconstrução do World Trade Center, projeto pelo qual é responsável. Livros, objetos pessoais, materiais de pintura e uma mesa com tampo de granito e pés vermelhos compõem o ambiente.