Casual

Saiba mais sobre os benefícios das frutas vermelhas

Além de saborosas e saudáveis, previnem o envelhecimento e combatem doenças


	Morango: entre as frutas vermelhas ganham destaque por sua quantidade de vitaminas as frutas acerola, morango, melancia, maçã, cereja e goiaba
 (Wikimedia Commons)

Morango: entre as frutas vermelhas ganham destaque por sua quantidade de vitaminas as frutas acerola, morango, melancia, maçã, cereja e goiaba (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2013 às 19h20.

Melancia, cereja, framboesa, morango, amora entre outras frutas com a tonalidade avermelhada ou até mesmo roxa estão no grupo das frutas vermelhas. Elas são ricas em antioxidantes e vitaminas B, que retardam o envelhecimento e ajudam no funcionamento das células do nosso corpo.

De acordo com a supervisora de Gastronomia e Nutrição do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Fatima Corradini Domingues, de um modo geral todas as frutas são benéficas à saúde por serem fontes de nutrientes, vitaminas e fibras. Entre as vermelhas ganham destaque por sua quantidade de vitaminas as frutas acerola, morango, melancia, maçã, cereja e goiaba.

“Em geral elas possuem a propriedade antioxidante, esta substância combate aos radicais livres que são responsáveis pela oxidação e envelhecimento das células do nosso organismo. Também são ricas em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e na redução do colesterol prejudicial à saúde, por isso falamos que elas atuam na proteção contra doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista.

Elas também têm efeito benéfico para a visão, e possuem alta quantidade de vitamina C, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. Além disso, algumas frutas apresentam boa concentração de água, tendo efeito diurético. A melancia é um bom exemplo, e muito apreciada no calor, explica Fatima Corradini.

No setor gastronômico as frutas vermelhas vêm ganhando cada vez mais espaço. Leandro Scabin da Diletto, empresa especializada em picolés italianos “gourmets” de baixa caloria e 0% gordura trans, comenta que as frutas vermelhas agradam bastante o paladar dos brasileiros e por isso ganham espaço fixo em seu portfólio.

“Percebemos uma preocupação crescente dos nossos clientes em ter uma alimentação mais saudável. Hoje, eles prestam mais atenção nas propriedades nutritivas dos alimentos, e por esse motivo sabores como Morango e Iogurte com Frutas Vermelhas são muito apreciados por seu sabor e vitaminas”.

Para quem se pergunta qual a melhor forma de consumo das frutas vermelhas a nutricionista explica. “É muito importante fazer a higienização correta e, se possível consumir a fruta in natura. Se preferir há outras maneiras de aproveitar seus nutrientes, como sucos (desde que natural e consumido logo após o preparo) e geleias”, reforça a nutricionista.

No caso de sucos, a especialista orienta higienizar as frutas vermelhas na quantidade exata para a semana e utilizar sacos plásticos próprios para o armazenamento de alimentos. Após isso reserve as frutas em cada saquinho, já na porção ideal para que o suco fique do seu gosto. Assim no café da manhã ou lanche, fica mais prático utilizar a fruta gelada ou congelada para bater no liquidificador com água ou leite.

Segundo a nutricionista, é necessário ter muita atenção quanto à origem das frutas, pois algumas podem conter alta concentração de agrotóxicos. “Faça uma correta higienização antes de seu consumo e procure escolher frutas variadas assim você tem um consumo de nutrientes mais completo”, finaliza a nutricionista.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosFrutasSaúdeSaúde e boa formaTrigo

Mais de Casual

Os 6 imóveis mais caros comprados em 2024; brasileiro está na lista

NIB Bebidas lança linha de bitters, o tempero da alta coquetelaria, e mira crescer 300%

Os motivos que fazem da Ford Ranger um sucesso no Brasil

Honda e Nissan iniciam conversas de fusão para concorrer com gigantes dos elétricos