Casual

Saiba como funcionam as fitas adesivas usadas pelos atletas

Muito presente nas Olimpíadas de Londres, a Kinesio Tape vem conquistando adeptos, principalmente entre os esportistas de alto rendimento


	As fitas Kinesio foram inventadas há mais de 30 anos pelo quiropraxista japonês Kenzo Kase para tratar e prevenir lesões musculares e articulares sem limitar os movimentos do corpo
 (Alexander Hassenstein/Getty Images)

As fitas Kinesio foram inventadas há mais de 30 anos pelo quiropraxista japonês Kenzo Kase para tratar e prevenir lesões musculares e articulares sem limitar os movimentos do corpo (Alexander Hassenstein/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2012 às 11h35.

São Paulo - Atletas de diversas modalidades foram vistos nas competições das Olimpíadas de Londres utilizando um acessório curioso e ainda pouco conhecido: Kinesio Tape, fitas coloridas coladas em várias partes do corpo, como ombros, pernas, joelhos e coluna. Mas o que parece apenas um adesivo de enfeite, na verdade possui diversas funções e vem conquistando adeptos, principalmente entre os esportistas de alto rendimento.

As fitas Kinesio, ou Kinesio Tape, foram inventadas há mais de 30 anos pelo quiropraxista japonês Kenzo Kase para tratar e prevenir lesões musculares e articulares sem limitar os movimentos do corpo. O método não utiliza substâncias químicas e não consiste somente em aplicar as bandagens. É necessário um trabalho conjunto entre quiropraxista e atleta para que seja feito de forma adequada.

As bandagens terapêuticas são elásticas e adesivas e agem de acordo com a direção e tensão com que são aplicadas. Elas funcionam enviando estímulos ao cérebro e também possuem ondulações que elevam a pele, melhorando a circulação sanguínea.

Essas fitas são utilizadas principalmente para reduzir dores e sensação de desconforto. Elas promovem suporte durante a contração muscular, ajudam nas correções dos desvios articulares e no aumento da propriocepção - capacidade de receber estímulos provenientes dos músculos, dos tendões e de outros tecidos internos.

Além das funções já citadas, essas bandagens também reduzem edemas e hematomas, melhoram a circulação linfática e proporcionam suporte muscular e articular aos ombros, costas, joelho, panturrilhas e outras articulações. "Apesar de serem mais conhecidas por atletas, as fitas Kinesio podem ser utilizadas em bebês, para diminuir os efeitos das cólicas e em pessoas que tiveram algum tipo de paralisia muscular, inclusive as causadas por derrame", explica Luiz Miyajima, quiropraxista responsável pela sede brasileira da clínica QuiroVida.

Acompanhe tudo sobre:Bem-estarEsportesEsportistasOlimpíadasVôlei

Mais de Casual

Os olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássaros

Os hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas

5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025

Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'