Aprenda a fazer um bom torresmo à pururuca em casa
Normalmente se faz com a pancetta (barriga suína) e da pele com gordura retirada em cima do lombo do porco (toucinho)
Colunista
Publicado em 17 de fevereiro de 2023 às 12h03.
Última atualização em 17 de fevereiro de 2023 às 12h18.
O termo pururuca vem do tupi e significa “o que produz barulho, quebradiço”. É a técnica de secar o couro do suíno, deixando-a crocante.
Deu água na boca? Pois, o churrasqueiro profissional e apresentador do maior canal de receitas de churrasco das redes sociais, José Almiro, tira dúvidas comuns e revela o passo a passo para preparar o petisco campeão dos botecos em casa.
Com quais carnes é possível fazer o torresmo?
Normalmente se faz com a pancetta (barriga suína) e da pele com gordura retirada em cima do lombo do porco (toucinho). Há duas alternativas para torresmo no açougue: com couro e toucinho, ou panceta com carne, toucinho e banha.
Qual é a diferença entre pancetta e toucinho?
A pancetta tem couro, carne e gordura. O toucinho é pele e gordura.
O torresmo tem que ser frito?
Fritar é uma das alternativas, a mais tradicional. Mas pode também ser feito na panela, no forno e até na churrasqueira. A técnica comum é assar a parte da carne lentamente, dando tempo de secar o couro, que está virado para cima. Para finalizar, vira-se a peça, deixando o couro para baixo. A gordura irá descer, entrar em contato com o couro já seco, e dessa forma reagirá com a pururuca.
Segredos para um torresmo à pururuca crocante
Para o torresmo frito
1. Corte o toucinho e em tiras no tamanho desejado e a pancetta em cubos. Em uma panela óleo quente, frite o toucinho ou a pancetta até a couro começar pururucar, esse momento é importante, pois ele não pode fritar por completo.
2. Leve o toucinho ou a pancetta pré fritos para a geladeira por uns 30 minutos.
3. Retire o toucinho ou a pancetta da geladeira. Pode temperar agora ou depois de frita com sal e pimenta-do-reino.
4. Aqueça bem o óleo e volte com o toucinho ou a pancetta para fritar por completo. Nessa hora que o couro irá realmente pururucar. Assim que criar as bolhas no couro, é hora de retirar da gordura.
Torresmo à moda antiga
Na cidade, o torresmo reina nos botecos. Mas sua casa é a roça. Assim, não pode ficar de fora uma receitinha à moda antiga, no fogão a lenha.
Corte a pancetta ou o toucinho em pedaços pequenos, coloque numa panela e deixe a gordura derreter e começar a fritar o couro. Antes de fritar por completo, retire os torresmos e deixe-os esfriar. Esse é um momento importante, porque para esse método, o torresmo pré pronto precisa estar frio, antes de ir para gordura bem quente, novamente e então pururucar.