Feira do Livro: além dos autores, o Brasil contará com uma intensa programação cultural, que ocupará importantes espaços culturais de Frankfurt (Marcos Santos/USP Imagens)
Da Redação
Publicado em 15 de março de 2013 às 11h14.
São Paulo - Foi divulgada nesta quinta-feira, em Leipzig, na Alemanha, a lista dos 70 escritores brasileiros que vão participar da próxima Feira do Livro de Frankfurt, entre 9 e 13 de outubro.
O número expressivo justifica-se porque o Brasil é o país homenageado deste ano do evento, o maior do mercado editorial do planeta. Entre os convidados, figuram os cronistas do jornal O Estado de S. Paulo Ignácio de Loyola Brandão, João Ubaldo Ribeiro e Silviano Santiago.
A seleção foi feita por meio de uma curadoria compartilhada entre o crítico literário Manuel da Costa Pinto, Antonio Martinelli, representando o Sesc, e Antonieta Cunha, diretora de Livro, Leitura e Literatura da Fundação Biblioteca Nacional.
Segundo eles, os critérios escolhidos para a formação da lista foram a diversidade e a pluralidade, o equilíbrio entre escritores consagrados e a nova geração, a variedade de gêneros (prosa, poesia, ensaio, biografia e crítica literária, literatura infantojuvenil e obras técnicas e científicas) e a qualidade estética.
Além disso, privilegiou-se o convite a autores publicados ou em vias de publicação na Alemanha e em outros idiomas estrangeiros, bem como os principais premiados de literatura do Brasil, de 1994 até hoje.
"Toda curadoria pressupõe estabelecer um recorte, que pode ser temático e estético, mas que acima de tudo apresenta um panorama, uma amostragem da produção literária e dos saberes em torno do livro e da literatura no Brasil", afirma Martinelli, em material de divulgação enviado para a imprensa.
Além dos autores, o Brasil contará com uma intensa programação cultural, que ocupará importantes espaços culturais de Frankfurt, de agosto a outubro. Outros escritores foram convidados, mas não puderam acertar como Lygia Fagundes Telles, que justificou ainda estar em recuperação de uma fratura na bacia.
"Mesmo assim, temos representantes da cultura indígena, afro, europeia, bem como temáticas de imigração e migração, além de representantes da literatura marginal e de diferentes estratos sociais e estéticas que marcam a obra plural desses autores", explica Galeno Amorim, presidente do Comitê Organizador.
Para a abertura oficial da feira, no dia 9 de outubro, é esperada a presença da presidente Dilma Rousseff. O pavilhão do país homenageado será criado pelos cenógrafos e diretores Daniela Thomas e Felipe Tassara.
A presença brasileira na Alemanha, na verdade, já começou nesta quinta, com a abertura da Feira do Livro de Leipzig, com a participação de diversos autores nacionais na programação que se estende até segunda-feira.
OS 70 ESCOLHIDOS:
Adélia Prado
Adriana Lisboa
Affonso Romano de Sant'Anna Age de Carvalho
Alice Ruiz
Ana Maria Machado
Ana Miranda
André SantAnna
Andrea del Fuego
Angela Lago
Antonio Carlos Viana
Beatriz Bracher
Bernardo Ajzenberg
Bernardo Carvalho
Carlos Heitor Cony
Carola Saavedra
Chacal
Cíntia Moscovich
Cristovão Tezza
Daniel Galera
Daniel Munduruku
Eva Furnari
Fábio Moon
Fernando Gonsales
Fernando Morais
Fernando Vilela
Ferréz
Flora Süssekind
Francisco Alvim
Gabriel Bá
Ignácio de Loyola Brandão
João Almino
João Gilberto Noll
João Ubaldo Ribeiro
Joca Reiners Terron
José Miguel Wisnik
José Murilo de Carvalho
Lelis
Lilia Moritz Schwarcz
Lourenço Mutarelli
Luiz Costa Lima
Luiz Ruffato
Manuela Carneiro da Cunha
Marçal Aquino
Marcelino Freire
Maria Esther Maciel
Maria Rita Kehl
Marina Colasanti
Mary del Priori
Mauricio de Sousa
Michel Laub
Miguel Nicolelis
Nélida Piñon
Nicolas Behr
Nuno Ramos
Patricia Melo
Paulo Coelho
Paulo Henriques Britto
Paulo Lins
Pedro Bandeira
Roger Mello
Ronaldo Correia de Brito
Ruth Rocha
Ruy Castro
Sérgio SantAnna
Silviano Santiago
Teixeira Coelho
Veronica Stigger
Walnice Nogueira Galvão
Ziraldo