Casual

'Ronaldo, o Fenômeno': Documentário da Globoplay estreia hoje (21)

Série vai contar dramas e as conquistas da carreira de um dos maiores atletas do planeta

A série conta com depoimentos de atletas que participaram da carreira do atacante. (Buda Mendes/Getty Images)

A série conta com depoimentos de atletas que participaram da carreira do atacante. (Buda Mendes/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2022 às 17h07.

Ronaldo é mais um ex-jogador que entra para o seleto time de astros que possuem algum documentário, filme ou série contando a trajetória da carreira. "Ronaldo, o Fenômeno" passa a ser exibido a partir desta sexta-feira (21) pela Globoplay, com produção da Zoom Sports e DAZN Studios, e parceria com Beyond Films e Fifa+.

A série conta com depoimentos de atletas que participaram da carreira do atacante, casos de Zidane, Romário, Simeone, Maldini e Roberto Carlos. Além de detalhes do início da carreira de Ronaldo na década de 90, o doc vai conta os bastidores e o assédio da imprensa na final da Copa do Mundo, quando o Brasil perdeu para a França. O ponto alto é a passagem dele pela Europa e a conquista do pentacampeonato em 2002.

Durante evento de luxo realizado na noite desta quinta-feira (20) no Shopping Iguatemi, em São Paulo, para comemorar o lançamento da série, Ronaldo recebeu nomes como Galvão Bueno, o apresentador Fausto Silva, da promessa do Palmeiras, Endrick, do meia Raphael Veiga, do Palmeiras, Paulinho, do Corinthians, e do ex-jogador Zé Roberto.

Outros tantos craques compõem essa lista: como Maradona, Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Neymar, Simeone, Roberto Baggio, Pelé, Marcos, e futuramente Romário. E é justamente o diretor e produtor da série 'Romário, O Cara', que será lançada em 2023 pela HBO Max, e uma das principais referências dos chamados conteúdos 'originais', que explica porque este produto se tornou uma tendência.

"É um tipo de conteúdo que já existia, mas não desta maneira, com hora marcada para assistir. Agora, a pessoa escolhe o que quer e quando quer ver. Estamos falando da customização do consumo, com um leque de opções infinito, e consequentemente a mudança de comportamento daquele que assiste", explica Bruno Maia. Ele é especialista em inovação e novas tecnologias do esporte e entretenimento e sócio da Feel The Match, desenvolvedora de propriedades intelectuais para Web3 e Streaming. Autor do livro 'Inovação é o Novo Marketing', em 2020, e produtor e diretor de séries audiovisuais na globoplay, como 'Nos Armários do Vestiários', e do filme 'Romário - O Cara' para HBO MAX (previsão de lançamento para 2023).

Além de séries e filmes, o aumento do número de plataformas e de serviços com conteúdos esportivos tem contribuído para isso. Se até outros tempos o telespectador tinha a disponibilidade apenas dos canais fechados, basicamente com SporTV e ESPN, e posteriormente o surgimento da FOX Sports e do Esporte Interativo, hoje o leque é bem maior. São ao menos sete canais que se dividem entre programações distintas e jogos exclusivos: Premiere Futebol Clube/Globoplay, DAZN, STAR+, HBO Max, EI Plus, Conmebol TV e NSports.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:AtletasEsportesFutebolGloboplayRonaldoStreaming

Mais de Casual

2ª Semana da Cultura do Chá tem atividades em todo o Brasil

Como a Loewe se tornou a marca de luxo mais desejada do mundo

Corona Cero cria espaço exclusivo para transmissão dos Jogos Olímpicos no coração financeiro de SP

Clima olímpico: conheça oito receitas clássicas francesas e onde encontrá-las em São Paulo

Mais na Exame