Casual

Restos mortais de García Márquez descansarão na Colômbia

Depois de sua morte na Cidade do México, onde viveu por muitos anos, a família de García Márquez decidiu cremar seu corpo

Fãs tiram fotos em frente a mural com imagem de Nobel Gabriel García Márquez durante feira do livro em Bogotá (REUTERS/John Vizcaino)

Fãs tiram fotos em frente a mural com imagem de Nobel Gabriel García Márquez durante feira do livro em Bogotá (REUTERS/John Vizcaino)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2015 às 10h16.

Os restos mortais do escritor colombiano Gabriel García Márquez descansarão, a partir de dezembro, em uma pequena praça na sede de um conselho universitário da cidade de Cartagena, por decisão de sua família, informou nesta quarta-feira um funcionário do governo.

O ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1982 morreu em abril do ano passado na Cidade do México, aos 87 anos, e desde então várias cidades esperavam receber as cinzas daquele que fora o colombiano mais famoso do mundo, autor de obras como “Cem Anos de Solidão”, “Ninguém Escreve ao Coronel” e “O Veneno da Madrugada”.

“É um verdadeiro prazer e honra que a família de um dos personagens mais ilustres da história de nosso país tenha escolhido Cartagena para suas cinzas repousem eternamente”, disse o governador do Departamento de Bolívar, Juan Carlos Gossaín, a jornalistas.

“Isso vai impulsionar a cidade como destino turístico. Com certeza muitos turistas que nos visitem ocasionalmente e nos diferentes eventos que se realizam na cidade vão querer passar e prestar tributo a Gabo”, acrescentou.

A artista britânica Katie Murray esculpirá um busto em bronze do escritor, que acompanhará a cúpula em que repousarão os restos, detalhou Gossaín.

Depois de sua morte na Cidade do México, onde viveu por muitos anos, a família de García Márquez decidiu cremar seu corpo.

As cinzas do escritor chegarão do México em 12 de dezembro e serão depositadas na praça Central del Claustro de la Merced, onde funciona a sede administrativa da Universidade de Cartagena. O local fica muito perto da casa em que o prêmio Nobel morou, que será convertida em museu.

Acompanhe tudo sobre:EscritoresGabriel García MárquezLiteratura

Mais de Casual

Retrospectiva Spotify: os artistas e podcasts mais escutados por executivas em 2024

Com ondas personalizáveis, maior piscina para surfe do Hemisfério Sul será inaugurada no RJ

Espumante brasileiro fica entre os 16 melhores do mundo em concurso na França

Por que os voos executivos sob demanda estão ganhando tanto espaço?