Relógios da Calvin Klein retornam ao Brasil através do Grupo Movado
Em entrevista à Casual EXAME, Lucas Gonzalez, country manager do Grupo Movado no Brasil, comentou sobre a entrada da Calvin Klein no portfólio do grupo
Julia Storch
Publicado em 19 de julho de 2022 às 13h06.
Última atualização em 19 de julho de 2022 às 16h06.
Após duas temporadas fora do mercado brasileiro, os relógios da Calvin Klein voltam a ser vendidos no país. Desta vez, através do Grupo Movado, que anuncia o lançamento mundial de sua coleção primavera-verão 2022. Estes relógios são a primeira licença da marca sob o grupo e estão disponíveis para venda exclusivamente no site e em lojas selecionadas da Vivara.
Além dos cronógrafos da Calvin Klein, o Grupo Movado desenha, fornece e distribui relógios das marcas Movado, Mvmt, Olivia Burton, Ebel, Concord, Coach, Tommy Hilfiger, Hugo Boss, Lacoste e Scuderia Ferrari.
Em entrevista à Casual EXAME, Lucas Gonzalez, country manager do Grupo Movado no Brasil, comentou sobre a entrada da Calvin Klein no portfólio do grupo, estratégias de marketing e ESG do grupo e o mercado de relojoaria.
Como se deu a entrada da Calvin Klein no portfólio da Movado?
Adquirir essa licença foi uma oportunidade incrível de fazermos ótimos produtos com a potência de uma marca como a Calvin Klein, mundialmente conhecida e desejada, com um perfil fashion jovem. O DNA único da marca nos permite conversar com um público diferenciado, complementando ricamente o portfólio de marcas licenciadas do Grupo.
Quais são as expectativas com a retomada das vendas de Calvin Klein no mercado brasileiro?
A CK tem um conhecimento e percepção de marca altamente positivo entre o público brasileiro, é uma marca querida pelo consumidor jovem. A oportunidade de trazer esses atributos em produtos com a qualidade e reconhecimento do Grupo Movado nos dá uma expectativa muito alta com esse relançamento.
No Brasil, especificamente, ainda temos a força de nosso parceiro Vivara, o que nos dá ainda mais confiança no sucesso do projeto.
Qual é a projeção de vendas para esta coleção?
Nossa expectativa é de que em até dois anos a Calvin Klein esteja entre as quatro principais marcas do Grupo Movado no Brasil, ficando entre as maiores marcas do grupo em termos de receita. O que é significativo já que olhando separadamente as marcas do portfólio, o Brasil está entre os cinco principais mercados do mundo.
Poderia falar sobre o design da nova coleção? Quais públicos pretendem atingir?
A coleção foi criada pensando cliente jovem, que independente da idade, tem um estilo moderno e minimalista sem nunca fugir da essência da marca, que é tão conhecida há mais de 50 anos.
Qual o tíquete médio do portfólio de CK?
São relógios com alto valor percebido, com qualidade de material, movimento e estilo. O preço médio é próximo de R$ 1.000, que é um valor bastante competitivo dentre as marcas do mesmo segmento no mercado.
Sobre a Movado, pretendem expandir as vendas para além da Vivara?
A relação do Grupo com a Vivara vai muito além de uma parceria comercial e de distribuição, englobando várias outras frentes. A Vivara é hoje um dos maiores parceiros de negócios do Grupo Movado no mundo, e a ideia é seguir crescendo juntos.
Com a pandemia, quais foram as principais estratégias de marketing da Movado no Brasil?
Do ponto de vista de comunicação, navegamos muito pelo universo digital, e tivemos uma integração positiva com o público, crescemos bastante nesse canal, especialmente nos períodos de lockdown em datas importantes em que as lojas estavam fechadas. O mais importante foi ter em vista o posicionamento das marcas, o que contribuiu para uma ótima retomada nos pós pandemia.
Quais são os principais pilares de ESG do grupo?
Nosso negócio é entregar produtos com alto nível de excelência, de marcas que as pessoas confiam e amam e portanto temas como a responsabilidade social, ambiental e corporativa são parte integral da abordagem do grupo com as pessoas, a comunidade, nossos parceiros e o planeta.
Em termos de produto, por exemplo, algumas iniciativas sustentáveis estão presentes há algum tempo no portfólio, a principal delas é a parceria com empresa suíça #Tide Ocean Material, que recolhe garrafas plásticas e redes de pesca dos oceanos pelo mundo e os transforma em matéria prima para a produção de algumas linhas de relógios de marcas do grupo.