Quer se mudar para Itália? Calábria pagará 28 mil euros como incentivo
Os requisitos são: ter menos de 40 anos; se mudar em até 90 dias; se comprometer a abrir um pequeno negócio ou preencher postos de trabalho sem dono
Matheus Doliveira
Publicado em 19 de julho de 2021 às 18h23.
Última atualização em 22 de julho de 2021 às 10h56.
No mapa da Itália , Calábria é a ponta bota. Localizada no sul do país, a região é conhecida por seus vilarejos pacatos e pelas praias quase vazias, e é aí mesmo que mora o problema. Enquanto os jovens estão indo embora para cidades como Roma, Milão e Veneza e os mais velhos, morrendo, Calábria vai ficando cada vez mais vazia.
Para tentar solucionar o problema, a prefeitura da região está adotando uma medida que vem se tornando comum a pequenas cidades europeias: dar dinheiro e emprego para jovens do mundo todo firmarem residência.
No caso de Calábria, os interessados em se mudar para a região receberão 28 mil euros em dinheiro vivo (mais de 170 mil reais) ao longo de três anos.
“O objetivo é impulsionar a economia local e dar nova vida às comunidades de pequena escala”, disseGianluca Gallo, um conselheiro regional, à CNN. "Queremos que seja uma experiência de inclusão que atraia pessoas para morar na região e para enfeitar locais não utilizados na cidade", completouGianpietro Coppola, prefeito da aldeia calabresa de Altomonte.
Mas não é qualquer um que pode se candidatar ao programa.Para obter os fundos da Calábria, os novos residentes devem prometer que abrirão umpequeno negócio (restaurante, conveniência, salão de beleza etc)ou que aceitarão vagas de emprego específicas na região.
Além disso, outro requisito é serjovem: para se inscrever no programa através do site da prefeitura de Calábria, é necessário ter menos de 40 anos. Os aceitos como novos residentes deverão se mudar em até 90 dias.
Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.