Final preparations are made along the read carpet arrival area for the 95th Academy Awards, in Hollywood, Los Angeles, California, on March 11, 2023. (Photo by Stefani Reynolds / AFP) (Photo by STEFANI REYNOLDS/AFP via Getty Images) (Stefani Reynolds/AFP/Getty Images)
Repórter de POP
Publicado em 12 de março de 2023 às 18h34.
Neste domingo, 12, realiza-se a 95ª cerimônia do cerimônia do Oscar, que homenageia os filmes de destaque de 2022. Para essa edição, no entanto, a organização do prêmio quis mudar alguns dos aspectos tradicionais — um deles a própria cor do "tapete vermelho".
Essa é a primeira vez, em mais de 60 anos, que a cerimônia optará por uma coloração diferente para o 'desfile' dos artistas convidados. Esse espaço para fotos, que acontece uma hora antes da premiação, em frente ao Dolby Theatre, em Los Angeles, agora terá cor de champagne.
Oscar 2023: os favoritos ao prêmio e tudo o que você precisa saber sobre a cerimônia
Embora a premiação comece sempre de noite para nós, brasileiros, nos Estados Unidos, ela tem início no começo da tarde, a partir das 15h (horário de Los Angeles). E a mudança na cor do tapete veio justamente pela luz desse horário, para trazer uma sensação mais noturna ao evento, uma ideia de Lisa Love, colaboradora da Vogue e Raúl Ávila, diretor criativo do Met Gala.
De acordo com Lisa, trocar a cor do tapete também criava um contraste melhor nas fotos, para combinar com os looks noturnos dos convidados. Esse ano, a área também será coberta para evitar o risco da chuva. “Transformamos um evento diurno em noturno”, disse ela, em entrevista coletiva. "Foram testadas algumas outras cores também, mas pareciam muito escuras com a tenda coberta. Escolhemos uma cor que evoca o pôr do sol”.
Desde a edição de número 33 do Oscar, em 1961, o tapete da cerimônia passou a ser vermelho. Isso porque esta foi a primeira premiação televisionada, e o vermelho gerava um contraste com a roupa dos convidados — na época, tudo em preto e branco —, além de remeter aos nobres e influentes, uma lembrança da Antiguidade.
Anos depois, a tradição se manteve. Uma curiosidade, já revelada pelos organizadores em edições passadas, é que são usados pelo menos 15 mil metros de tapetes durante a cerimônia.
A cobertura está prevista para começar 20h, horário de Brasília. Neste horário, costuma passar cenas do tapete (agora champagne) e entrevistas com celebridades. A cerimônia começa às 21h.
Como de costume, a premiação não será exibida em TV aberta. Ao vivo, será possível acompanhar pelo canal pago TNT ou pelo streaming HBO Max. Não há como assistir gratuitamente.
A apresentadora Ana Furtado, a atriz Camila Morgado e o publicitário e editor audiovisual Michel Arouca estarão no comando da cobertura pelo TNT.