Casual

Portugal inaugura a maior ponte para pedestres do mundo; veja fotos

A ponte conta com 516 metros, ultrapassando o recorde estabelecido em 2017 pela passarela Charles Kuonen nos Alpes suíços

Vista aérea da ponte 516 de Arouca, no norte de Portugal, em 29 de abril de 2021

 (AFP/AFP)

Vista aérea da ponte 516 de Arouca, no norte de Portugal, em 29 de abril de 2021 (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 29 de abril de 2021 às 17h33.

Última atualização em 29 de abril de 2021 às 18h58.

Portugal inaugurou nesta quinta-feira, 29, a maior ponte para pedestres suspensa do mundo, 175 metros acima do Rio Paiva, na zona norte, e que com seus 516 metros ultrapassa o recorde estabelecido em 2017 pela passarela Charles Kuonen nos Alpes suíços.

A ponte atravessa um desfiladeiro de granito no município de Arouca e é constituída por 127 placas de aço com grades metálicas de 1,20 metro de largura, fixadas por cabos de aço a pilares em forma de "V" localizados em cada extremidade.

“Embora a construção da ponte tenha sido concluída há algum tempo, esta inauguração é importante porque nos permite retomar a nossa atividade turística”, disse a prefeita de Arouca, Margarida Belém, à AFPTV, elogiando um “atrativo fundamental” para a região.

Pessoas a atravessar pela primeira vez a Ponte de Arouca 516, a maior ponte pedonal suspensa do mundo, em Arouca, norte de Portugal, a 29 de abril de 2021

Pessoas atravessam pela primeira vez a Ponte de Arouca 516, a maior ponte pedonal suspensa do mundo, em Arouca, norte de Portugal, a 29 de abril de 2021 (AFP)

Esta parte do Rio Paiva já possui uma ponte de madeira de 8 quilômetros que o leva para o vale. 

Antes da inauguração oficial no domingo e da ponte ser aberta aos turistas no dia seguinte, os moradores da região puderam descobrir antes de mais ninguém a estrutura, denominada "516 Arouca", alusiva à sua extensão recorde.

“Moro aqui e quando ouvi pela primeira vez sobre o projeto desta ponte, não acreditei muito. Mas hoje estou muito orgulhoso de estar aqui”, comentou um morador, Márcio Soares, que descreveu como uma “experiência única. "

“O aconselho a vir, embora que, assim como eu, tenha vertigens, devo admitir que não sofri nada”, disse outro morador, Rui Brandão.

Acompanhe tudo sobre:PortugalTurismoViagens

Mais de Casual

Os 10 melhores restaurantes do Brasil em 2024: veja o ranking

Os olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássaros

Os hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas

5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025