Pedaladas e degustação: 4 sugestões enoturismo para colocar na lista de viagens
Em São Paulo ou no Rio Grande do Sul, vinícolas oferecem experiências enogastronômicas
Repórter de Lifestyle
Publicado em 30 de março de 2024 às 07h25.
Prova às cegas
A Vinícola Garibaldi, na cidade gaúcha que leva o nome da cooperativa, tem um complexo enoturístico com diversas experiências. Uma das mais peculiares é uma degustação às cegas em que os visitantes ficam vendados. O turista é convidado a desvendar toda a magia que acontece dentro de uma taça, com seis rótulos pensados e preparados para que as pessoas façam o teste de provar a bebida sem um dos sentidos, justamente a visão. Com isso, paladar e olfato ficam ainda mais aguçados.
A degustação custa 140 reais por pessoa e é necessário agendar pelo WhatsApp (54) 99196-5577.
Paisagem deslumbrante
Em Espírito Santo do Pinhal, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, está a vinícola Guaspari . A propriedade fica a cerca de 3 horas de carro da cidade de São Paulo e encanta pelos vales e montes ao redor, uma paisagem de tirar o fôlego.
A visita turística é feita de forma guiada, acompanhada por técnicos da vinícola que explicam toda a produção de vinhos, desde o manejo dos vinhedos passando pela indústria, até cave de barricas. O grand finale é uma degustação de quatro vinhos da linha Vista, dois brancos e dois tintos, acompanhada de uma tábua de embutidos e queijos artesanais com pães de fermentação natural (280 reais).
As reservas podem ser feitas no site da vinícola: vinicolaguaspari.com.br.
Evolução da bebida
No Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, a Casa Valduga é destino enoturístico desde 1992 e recebe 150.000 visitantes todos os anos. O passeio mais indicado se chama “Experiência Evolução”. Ao longo do tour, são explorados diferentes ambientes da elaboração de vinhos e espumantes. O ponto alto é a degustação, na qual os participantes podem provar rótulos em diferentes etapas do processo, desde os tanques de inox até as barricas de carvalho. Toda a experiência tem duração de 3 horas e custa 300 reais. É preciso adquirir com antecedência pela plataforma Wine Locals.
Colheita e passeio de bike
Uma opção de bate e volta da cidade de São Paulo é a Vinícola Góes , na cidade de São Roque, a 60 quilômetros da capital paulista. Por lá, pode-se provar parte dos 50 rótulos do portfólio da vinícola que conta com vinhos de mesa, finos, frisantes, espumantes, rosés e sucos. A experiência com quatro vinhos premium e harmonização custa 195 reais por pessoa, com duração de 2 horas.
O tour pelos vinhedos — que rende belas imagens — custa 85 reais por pessoa. Para os mais aventureiros há uma wine bike, que inclui um passeio de bicicleta pela propriedade e mais uma degustação de vinhos de entrada, a um custo de 75 reais. Todos os passeios são realizados nos fins de semana, e as reservas são feitas pela plataforma Wine Locals.