Casual

Para os esquecidos: um gadget que encontra objetos que você perdeu

São Paulo - As chaves de casa, o celular, o controle remoto ou a carteira. Todos partilham da mesma habilidade: sumir bem quando você precisa. E até que algum rastro apareça, lá se vão minutos preciosos do dia.  Pensando em dar um jeito nessa situação, os designers coreanos Chu Wang, Qiujin Kou, Qian Yin e Yonghua […]

O localizador Finder, que busca objetos perdidos  (Divulgação)

O localizador Finder, que busca objetos perdidos (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2011 às 11h10.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h14.

São Paulo - As chaves de casa, o celular, o controle remoto ou a carteira. Todos partilham da mesma habilidade: sumir bem quando você precisa. E até que algum rastro apareça, lá se vão minutos preciosos do dia. 

Pensando em dar um jeito nessa situação, os designers coreanos Chu Wang, Qiujin Kou, Qian Yin e Yonghua Zhang criaram o Finder, um gadget que dá uma mão tecnológica na busca pelos objetos desaparecidos.

O mecanismo é simples: seu único trabalho é colar etiquetas de reconhecimento nos itens que você mais perde. A cartela de adesivos é equipada com mini indentificadores por radiofrequência (RFID), que mandam as informações para um dispositivo móvel parecido com um smartphone. A distância em metros e a direção aparecem na tela, como um mini GPS.

O produto conceito procura algum fornecedor para chegar às lojas, mas seus criadores garantem que a tecnologia é efetiva. O caminho mais próximo, talvez, seja adaptar a ideia para os smartphones convencionais.

Acompanhe tudo sobre:DesignTablets

Mais de Casual

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

3,5 mil quartos e R$ 100 milhões em reformas: os planos da Meliá para o Brasil

Mais na Exame