Para ajudar o Haiti, arquiteto quer criar vila inspirada em recife de coral
São Paulo - Não param de chover projetos de arquitetura para o Haiti, atingido por um forte terremoto em 2010. Depois da sugestão de uma Veneza para o país, o arquiteto Vincent Callebaut propôs a construção de uma vila em alto mar, inspirada em um recife de coral. A estrutura, segundo o arquiteto, serviria para […]
Diogo Max
Publicado em 21 de junho de 2011 às 19h03.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h22.
São Paulo - Não param de chover projetos de arquitetura para o Haiti, atingido por um forte terremoto em 2010. Depois da sugestão de uma Veneza para o país, o arquiteto Vincent Callebaut propôs a construção de uma vila em alto mar, inspirada em um recife de coral.
A estrutura, segundo o arquiteto, serviria para abrigar cerca de mil famílias haitianas e implantaria um sistema de energia autosuficiente. No desenho, Callebaut - famoso pelos seus projetos extravagantes e futuristas - criou dois edifícios interligados, construídos sobre uma espécie de cais artificial próximo da costa.
Há um cânion entre duas fileiras de habitação, preenchidas com um ecossistema tropical. De acordo com o arquiteto, cada família teria dentro de seu apartamento um lote de terra para cultivar seu próprio alimento.