Paola Carosella participará de jantar beneficente no Eataly; entenda
Complexo de gastronomia italiana servirá, na quinta-feira, 28, o menu assinado por chefs em prol da ONG Casa Chama
Gabriel Aguiar
Publicado em 23 de julho de 2022 às 10h00.
Que tal experimentar um jantar preparado pelos chefs Paola Carosella, Aline Guedes, José Barattino e Bel Coelho – e ainda colaborar com a causa trans no Brasil? É o que propõe o Eataly, complexo de gastronomia italiana em São Paulo, para a próxima quinta-feira. Cada menu sairá a 485 reais e todo lucro irá à ONG Casa Chama, dedicada à emancipação e qualidade de vida transsexual.
VEJA TAMBÉM
Na próxima quinta-feira, 28, o restaurante Brace Bar & Griglia – dentro do próprio empreendimento – servirá crudo de prejereba em sumo de caju com beldroega, aioli de dendê, azeite com pimenta de cheiro e pipoca de tapioca; fagottini de beterraba assada, laranja, espinafre e Grana Padano; cazuela de peixe com frégola sarda; e sagu de jabuticaba com sorvete de cumaru e ovos moles.
"Essa parceria é um respiro de esperança no mundo transfóbico. Não se trata de acesso pontual aos nossos corpos e vivências. Essa ação, que perdurará por todo o ano, é um exemplo de que é possível causar um impacto significativo se houver um pouco de boa vontade e de interesse em contribuir na construção de uma sociedade mais justa", afirma Matuzza Sankofa, fundadora da ONG.
Nos últimos dois anos, por conta de falta de recursos durante a pandemia da covid-19, a Casa Chama enfrentou momentos de crise e correu risco de fechar as portas, segundo a própria organização. Por outro lado, a marca Eataly garantiu a arrecadação de 43 mil reais com o primeiro evento beneficente – um jantar, também servido em restaurantes do próprio complexo, em maio deste ano.
“Diversidade é uma questão fundamental para nós. Encontrar a Casa Chama, mas também a energia transformadora de seus líderes, Digg e Matuzza, é um aprendizado diário de como podemos nos unir por uma sociedade mais diversa e igualitária. É um exercício interno, como organização, para chegar a mais diversidade no organograma”, afirma João Jaeger, gerente de marketing do Eataly.
E ainda haverá outras ações programadas para o restante do ano, comoworkshopsde gastronomia e empreendedorismo aos participantes e beneficiários da ONG, ministrados por colaboradores Eataly, além de vagas de emprego exclusivas – foram contratadas duas pessoas trans e uma não-binária em 2022. Também haverá encontros promovidos pelo RH com staff do centro gastronômico.