Emporio Fasano: conheça o supermercado mais luxuoso do Brasil

Novidade tem produtos de origem rastreada, itens oferecidos nos restaurantes do grupo e até terraço com café para reuniões
Logo na entrada, há itens para o dia a dia como frutas e verduras (Fasano/Divulgação)
Logo na entrada, há itens para o dia a dia como frutas e verduras (Fasano/Divulgação)
G
Gabriel Aguiar

Publicado em 13/07/2022 às 10:00.

Última atualização em 13/07/2022 às 10:43.

Existe uma nova opção de mercado para quem não está satisfeito com os “populares” St Marche e Casa Santa Luzia – ou até mesmo o Eataly, ainda que essa não seja exatamente a proposta: o novo Emporio Fasano, recém-inaugurado no bairro paulistano dos Jardins, que tem todas características para ser considerado o empreendimento mais luxuoso desse setor de varejo no Brasil.

VEJA TAMBÉM

É verdade que a abertura ao público será apenas na quinta-feira, 14, mas o grupo já deu o gostinho dessa experiência nos últimos dois anos, quando manteve a loja Selezione Fasano no Shops Jardins (que antes era chamado CJ Shops). Só que, desta vez, o espaço cresceu e a inspiração veio de Milão, na Itália, de onde Gero Fasano trouxe referências do centenário Peck, criado em 1883.

“Todos os detalhes – desde bancadas, prateleiras, produtos, serviços e até mesmo o atendimento – foram pensados para que o cliente pudesse não somente adquirir os melhores produtos nacionais e importados, mas também ter experiência especial com degustações”, diz Vanessa Sandrini, diretora responsável pela operação, que atua junto ao responsável comercial, Gaston Hamaou.

Emporio Fasano

Empreendimento tem 1.000 m² e três andares destinados aos clientes (Fasano/Divulgação)

Com projeto assinado pelo Estúdio Obra Prima, da arquiteta Carolina Proto, o Emporio Fasano teve como inspiração os próprios hotéis e restaurantes do grupo. No fim das contas, há mais de 1.000 m² de área construída, com três pavimentos abertos ao público, divididos por temas: itens para dia a dia no térreo; bebidas, frios e artigos Fasano no 1° andar; decoração e cafeteria no 2° andar.

Logo na entrada está uma das principais novidades do Emporio Fasano quando comparado ao finado Selezione: frutas e verduras cultivadas por pequenos produtores – e que permitem até rastreamento da origem e dados da colheita. Também há geladeiras com carnes e laticínios de curadoria do grupo, além de padaria, prateleira de massas frescas e rotisserie com produtos dos restaurantes.

Emporio Fasano

Na adega, há rótulos com preços que partem de 71 reais (Fasano/Divulgação)

No primeiro andar está a adega com mais de 720 rótulos e 6 mil garrafas com preços que variam dos 71 reais (Quinta dos Bons Ventos 2022) até 17.474 reais (Chateau Haut-Brion 2010), sob a curadoria dos especialistas Dânio Braga e Manoel Beato. Existe até uma estação para degustação, que mantém as garrafas sob condições controladas, e uma área de frios importados com exclusividade.

É neste pavimento que também estão alguns dos itens que já existiam no Selezione, como as massas secas (a partir de 49 reais), arroz arbório para risoto (79 reais) e mel com pedaços de favo (79 reais). Existe espaço até para itens “mundanos”, como a garrafa d’água Minalba de 1,5 litro e latas de Coca-Cola – quase escondidos na prateleira –, próximos ao atum trazido da Itália (45 reais a lata).

No último andar, os clientes são recebidos pelos itens de decoração da linha Fasano Casa, escolhidos pessoalmente por Ana Joma Fasano, esposa do empresário Gero Fasano. Não bastassem os pijamas e velas inspirados na rede de hotelaria, também estão à venda travesseiros e até mesmo a poltrona igual à utilizada nos empreendimentos do grupo, que já tem 26 restaurantes e nove hotéis.

Emporio Fasano

Padaria tem os mesmos itens que são oferecidos nos hotéis e restaurantes do grupo (Fasano/Divulgação)

É também na cobertura que estão o Caffè e Panetteria, com blend de café criado especialmente pela Orfeu – moído e torrado na hora, diante dos clientes –, além de doces, salgados e sorvetes. Também existe um terraço com capacidade para até 30 pessoas para que os clientes possam consumir alguns dos produtos comercializados no Emporio Fasano, marcar reuniões e até mesmo trabalhar.

Com horário de funcionamento das 7h30 às 21h entre segunda-feira e sábado (aos domingos, reduz o expediente de 8h a 17h), o empreendimento também estreia o atendimento por delivery, que tem plataforma própria e concierge via WhatsApp. Para garantir que os produtos terão o mesmo cuidado da loja física, haverá um veículo próprio dedicado às entregas no raio de até dez quilômetros.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.