Exame Logo

Oscar pode recompensar ousadia imaginativa de "Birdman"

Favorito ao Oscar de melhor filme, Birdman satiriza o meio artístico e leva a plateia por um túnel cinematográfico

Cena de "Birdman": desde a primeira cena, fica claro que “Birdman” não é um filme convencional (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2015 às 14h50.

Los Angeles - Desde a primeira cena, que mostra o ator Michael Keaton levitando só de cuecas, fica claro que “Birdman” não é um filme convencional.

Favorito ao Oscar de melhor filme, o longa do diretor Alejandro G. Iñárritu satiriza o meio artístico e leva a plateia por um túnel cinematográfico – e não só por transcorrer nos meandros de um teatro da Broadway.

Ao embarcar em “Birdman”, o cineasta mexicano sentiu que a narrativa do cinema estava “um pouco travada” e quis fazer algo novo por crer que o público merecia.

A indústria do cinema, diz Iñárritu, tende a fazer filmes cômodos e fáceis para os espectadores entenderem, “sem convidá-los a explorar maneiras diferentes de acreditar no cinema ou nas histórias e nas possibilidades infinitas que o cinema oferece”.

A exploração de “Birdman” inclui o lado técnico – filmar no que parece ser uma única tomada, feito do diretor de fotografia Emmanuel Lubezki, já premiado com um Oscar. A câmera abre caminho através de camarins, saguões, ao redor do palco enquanto os atores ensaiam, pelo parapeito do prédio e pelas ruas da Broadway.

Também é um filme emotivo. Interpretado por Keaton, Riggan Thomson, um ator decadente que tenta um recomeço com uma peça de teatro cerebral, luta com a voz de seu personagem de filme mais famoso, o super-herói Birdman, que o cobre de críticas.

O diretor de “Amores Brutos” e “Babel” não entrega sua primeira comédia em um embrulho bonito, deixando o destino de Riggan e o final do filme abertos a interpretações.

“Não é fácil romper com as regras e não é fácil encontrar coragem para financiar e arriscar dinheiro nisso”, disse Iñárritu, falando por telefone da gelada Calgary, no Canadá, onde filma o drama “The Revenant”.

“Mas acho que vale a pena, porque é assim que podemos desbravar fronteiras e levar adiante as possibilidades desse formato”, acrescentou.

“Birdman” foi uma ideia tão extravagante que o falecido diretor Mike Nichols disse a Iñárritu que ele rumava para um desastre e devia frear o projeto.

Agora a produção concorre a nove Oscar, entre eles de melhor filme, melhor ator para Keaton, ator coadjuvante para Edward Norton, atriz coadjuvante para Emma Stone e fotografia para Lubezki.

Em uma demonstração reveladora do apoio de Hollywood, o Sindicato de Produtores dos Estados Unidos (PGA, na sigla em inglês) concedeu seu principal prêmio a “Birdman” – nos últimos sete anos, o vencedor do PGA levou o Oscar de melhor filme.

São Paulo – Falta pouco mais de um mês para a entrega do Oscar e a lista de filmes indicados à premiação é extensa. Para acompanhar a cerimônia e fazer suas apostas de vencedores sem medo, é preciso ficar de olho na programação. Muitos dos longas-metragens que estão concorrendo nas categorias já estrearam em território nacional. Outros ainda estão para chegar aos cinemas . Confira nas imagens os trailers e as datas de chegada das produções nos cinemas brasileiros (sujeitas a alteração).
  • 2. “Whiplash – Em busca da perfeição”

    2 /46

  • Veja também

    Data de estreia: 8 de janeiro de 2015 Indicado nas categorias: Melhor filme, ator coadjuvante (J.K. Simmons), roteiro adaptado, montagem/edição, mixagem de som, Sinopse: “Whiplash - Em Busca da Perfeição” conta a história de um jovem (Miles Teller) que sonha em ser o melhor baterista da atualidade. Para conseguir chegar ao topo, ele passa a ter aulas com o mestre de jazz Terence Fletcher (JK Simmons), um homem que chega a ser cruel com seu pupilo para tentar impulsioná-lo. Diante de tanta pressão, o jovem começa a mudar.
  • 3. “Livre”

    3 /46

  • Data de estreia: 15 de janeiro de 2015 Indicado nas categorias: Melhor atriz (Reese Whiterspoon), atriz coadjuvante (Laura Dern) Sinopse: “Livre”, que estreia no dia 15 de janeiro, traz a história de superação de Cheryl Strayed (Reese Witherspoon), uma mulher que, após passar por momentos difíceis, resolve fazer uma trilha de 1.100 milhas pela costa do Oceano Pacífico, para encontrar paz interior.
  • 4. “Invencível”

    4 /46

    Data de estreia: 15 de janeiro de 2015 Indicado nas categorias: Melhor fotografia, mixagem de som, edição de som Sinopse: Dirigido por Angelina Jolie, o filme “Invencível” conta a real e incrível história de vida do atleta olímpico Louis Zamperini (Jack O'Connell), que, após sobreviver a um acidente de avião, fica perdido no mar por 47 dias. Quando finalmente é resgatado, é transformado em prisioneiro das tropas japonesas, durante a Segunda Guerra Mundial.
  • 5. “Leviatã”

    5 /46

    Data de estreia: 15 de janeiro de 2015 Indicado na categoria: Melhor filme estrangeiro Sinopse: “Leviatã” conta a história de Kolia (Alexeï Serebriako), um pai de família dono de uma oficina que vive em uma pequena cidade do norte da Rússia. Quando o prefeito corrupto do município Vadim Shelevyat (Roman Madianov) tenta tirar sua casa e seu negócio, Kolia é obrigado a lutar por sua terra.
  • 6. “Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo”

    6 /46

    Data de estreia: 22 de janeiro de 2015 Indicado nas categorias: Melhor ator (Steve Carell), ator coadjuvante (Mark Ruffalo), roteiro original, maquiagem e penteados, diretor (Bennett Miller) Sinopse: Baseado em uma história real, “Foxcatcher - uma história que chocou o mundo” apresenta Mark Schultz (Channing Tatum), campeão olímpico de luta greco-romana que sempre treinou com o irmão David (Mark Ruffalo). Mas, para sair da sombra do parceiro de treinos e ter uma vida melhor, decide aceitar o convite do milionário John du Pont (Steve Carell), para se unir à sua equipe chamada Foxcatcher. Os dois se aproximam, mas alguns conflitos com du Pont trarão dificuldades para o atleta.
  • 7. “Timbuktu”

    7 /46

    Data de estreia: 22 de janeiro de 2015 Indicado na categoria: Melhor filme estrangeiro Sinopse: O filme “Timbuktu” mostra a triste realidade do povo de uma pequena cidade no norte de Mali, onde religiosos extremistas transformam a vida das pessoas em um verdadeiro pesadelo, ao impor suas regras e violência a quem descumprir seus preceitos “sagrados”.
  • 8. “A teoria de tudo”

    8 /46

    Data de estreia: 29 de janeiro de 2015 Indicado nas categorias: Melhor filme, ator (Eddie Redmayne), atriz (Felicity Jones), roteiro adaptado, trilha sonora Sinopse: O filme “A Teoria de Tudo” revela a trajetória do físico e cosmólogo Stephen Hawking (Eddie Redmayne), desde sua juventude, quando começou a desenvolver a doença degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrófica).
  • 9. “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”

    9 /46

    Data de estreia: 29 de janeiro de 2015 Indicado nas categorias: melhor filme, ator (Michael Keaton), atriz coadjuvante (Emma Stone), ator coadjuvante (Edward Norton), roteiro original, fotografia, diretor (Alejandro Gonzáles Iñárritu), mixagem de som, edição de som. Sinopse: o longa-metragem “Birdman” conta o drama de Riggan Thomson (Michael Keaton), que, no passado, fez grande sucesso no cinema ao interpretar o super-herói que dá nome ao filme, mas sua carreira começou a decair quando recusou fazer o quarto filme da franquia. Para voltar ao auge, ele decide, então, criar uma peça na Broadway, mas a tarefa não será tão simples quanto imagina.
  • 10. “Caminhos da Floresta”

    10 /46

    Data de estreia: 29 de janeiro de 2015 Indicado nas categorias: Melhor atriz coadjuvante (Meryl Streep), direção de arte, figurino Sinopse: O filme musical cruza diversas histórias dos irmãos Grimm, como Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel e João e o Pé-de-Feijão, por meio de uma bruxa má (Meryl Streep). Essa confusão de histórias e personagens em um único só poderá ser resolvida por um padeiro e sua esposa, que um dia foram amaldiçoados pela mesma bruxa.
  • 11. “O jogo da imitação”

    11 /46

    Data de estreia: 5 de fevereiro de 2015 Indicado nas categorias: Melhor filme, ator (Benedict Cumberbatch), atriz coadjuvante (Keira Knightley), roteiro adaptado, trilha sonora, direção de arte, montagem/edição, diretor (Morten Tyldum) Sinopse: “O Jogo da Imitação” conta a história real de Alan Turing, um criptoanalista inglês considerado o pai da computação moderna. Na tentativa de decifrar códigos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, ele vive uma tensa corrida contra o tempo, enquanto também se esforça para guardar seus segredos mais íntimos.
  • 12. “Dois dias, uma noite”

    12 /46

    Data de estreia: 5 de fevereiro de 2015 Indicado nas categorias: Melhor atriz (Marion Cotillard) Sinopse: O filme é estrelado por Marion Cotillard e conta a história de Sandra, uma mulher que acaba de ser demitida do emprego para que seus colegas ganhem o bônus do qual não desejam abrir mão. Desamparada, ela descobre que alguns funcionários que votaram a favor de dua demissão foram convencidos por outros a fazê-lo. Ela, então, decide falar com eles no final de semana, para tentar resgatar seu trabalho.
  • 13. “Selma”

    13 /46

    Data de estreia: 5 de fevereiro Indicado nas categorias: Melhor filme, canção (“Glory”) Sinopse: O longa-metragem conta parte da vida do pastor e ativista Martin Luther King, Jr (David Oyelowo) na luta pelos direitos dos negros, em particular a marcha pacífica entre as cidades de Selma e Montgomery, no estado do Alabama, na década de 1960.
  • 14. “Sniper Americano”

    14 /46

    Data de estreia: 19 de fevereiro de 2015 Indicado nas categorias: Melhor filme, ator (Bradley Cooper), roteiro adaptado, montagem/edição, mixagem de som, edição de som. Sinopse: Dirigido por Clint Eastwood, o longa-metragem conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), um atirador de elite dos Estados Unidos que, em cerca de 10 anos, matou mais de 150 pessoas, tornando-se o mais letal sniper na história militar do país.
  • 15. “Para sempre Alice”

    15 /46

    Data de estreia: 26 de fevereiro de 2015 Indicado nas categorias: Melhor atriz (Julianne Moore) Sinopse: “Para sempre Alice” traz o drama de Alice Howland (Julianne Moore), uma importante professora que descobre ter o Mal de Alzheimer. Ela e sua família terão que enfrentar as dificuldades e mudanças impostas pelo quadro da doença.
  • 16. “O sal da terra”

    16 /46

    Data de estreia: 12 de março de 2015 Indicado na categoria: Melhor documentário Sinopse: O documentário dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado conta a trajetória do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e seu projeto “Gênesis”, cuja missão é registrar as diversas culturas e povos do mundo.
  • 17. “Vício Inerente”

    17 /46

    Data de estreia: 26 de março de 2015 Indicado nas categorias: Melhor roteiro adaptado, figurino. Sinopse: Adaptado do livro homônimo de Thomas Pynchon, o filme “Vício Inerente” traz as aventuras de Larry "Doc" Sportello (Joaquin Phoenix), um detetive particular que tenta desvendar o mistério por trás do sequestro de um bilionário.
  • 18. “The tale of the princess Kaguya”

    18 /46

    Data de estreia: 23 de abril Indicado na categoria: Melhor animação Sinopse: Baseada no conto japonês "O corte do bambu", a animação mostra Kaguya, uma bela jovem que, quando bebê, foi encontrada em um tronco de bambu. Depois de crescida, ela passa a ser cortejada por 5 homens nobres, mas não se interessa por nenhum deles. Para tentar evitar o casamento, ela pede aos pretendentes tarefas impossíveis, mas essa estratégia terá importantes consequências.
  • 19. “Glenn Campbell... Ill be me”

    19 /46

    Data de estreia: Ainda sem data definida Indicado na categoria: Melhor canção (“I'm not gonna miss you”) Sinopse: Esse documentário mostra a trajetória do astro da música country americana Glenn Campbell, incluindo o baque que teve ao descobrir que possui o mal de Alzheimer e como ele e sua família lidam com a doença.
  • 20. “Beyond the lights”

    20 /46

    Data de estreia: Ainda sem data definida Indicado na categoria: Melhor canção (“Grateful”) Sinopse: O filme “Beyond the lights” apresenta a talentosa e bem-sucedida cantora Noni Jean (Gugu Mbatha-Raw). Apesar de toda a fama, ela não consegue se sentir feliz com sua vida e, por isso, decide cometer suicídio. Mas sua vida é salva pelo policial Kaz Nicol (Nate Parker), por quem irá se apaixonar perdidamente.
  • 21. “Tangerines”

    21 /46

    Data de estreia: Ainda sem data definida Indicado na categoria: Melhor filme estrangeiro Sinopse: O filme “Tangerines” se passa em 1992, durante a Guerra na Abcásia. Nesse período, somente dois homens decidem ficar no lugar onde vivem: um, por ser obrigado, o outro, por ter uma plantação de tangerinas. Eles precisam aprender a conviver com suas diferenças para conseguirem viver bem.
  • 22. “Song of the sea”

    22 /46

    Data de estreia: Ainda sem data definida Indicado na categoria: Melhor animação Sinopse: Saoirse é uma menina que tem o poder de se transformar em foca e, um dia, quando sai da vigilância de sua avó, sai para uma jornada embaixo d’água, para libertar seres que estão correndo perigo.
  • 23. “Last Days in Vietnam”

    23 /46

    Data de estreia: Ainda sem data definida Indicado na categoria: Melhor documentário Sinopse: Esse documentário mostra a aflição vivida no fim da Guerra do Vietnã, quando tropas do Vietnã do Norte atacaram o Vietnã do Sul. Enquanto a Casa Branca ordenava os militares americanos a bater em retirada, eles tentavam também resgatar civis sul-vietnamitas, sufocados pela ofensiva vinda do norte.
  • 24. “Fiding Vivian Maier”

    24 /46

    Data de estreia: Ainda sem data definida Indicado na categoria: Melhor documentário Sinopse: O documentário “Finding Vivian Maier” resgata a obra da introspectiva fotógrafa, que viveu grande parte da vida trabalhando como babá e capturando imagens das pessoas e do dia-a-dia americano, sem mostrar ao mundo seu belíssimo trabalho.
  • 25. “CitizenFour”

    25 /46

    Data de estreia: Ainda sem data definida Indicado na categoria: Melhor documentário Sinopse: O filme “CitizenFour” mostra como a cineasta Laura Pointras conheceu com o analistas de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA Edward Snowden. Depois do atentado de 11 de setembro de 2001, ele começou a enviar mensagens para ela, sob o codinome CitizenFour, contendo documentos secretos do governo americano.
  • 26. “Mr. Turner”

    26 /46

    Data de estreia: Ainda sem data definida Indicado nas categorias: Melhor trilha sonora, fotografia, direção de arte, figurino Sinopse: “Mr. Turner” mostra a vida de J.M.W Turner (Timothy Spall), um talentosos e sensível pintor impressionista, pai solteiro de duas filhas, que, em um momento de tristeza, conhece uma mulher por quem se apaixona.
  • 27. “Operação Big Hero”

    27 /46

    Data de estreia: 25 de dezembro de 2014 Indicado na categoria: Melhor animação Sinopse: A animação “Operação Big Hero” se passa em um futuro distante, na cidade de San Fransokyo. Lá, o jovem gênio Hiro Hamada vive tranquilo até que a paz do local seja ameaçada. Para evitar que o pior aconteça, ele tentará transformar seu robô Baymax em um grande herói e, junto com outros combatentes, irá enfrentar o inimigo.
  • 28. “Ida”

    28 /46

    Data de estreia:25 de dezembro de 2014Indicado na categoria:Melhor fotografia, filme estrangeiroSinopse: O filme “Ida” mostra a personagem Anna (Agata Trzebuchowska), uma jovem noviça que, antes de se tornar freira, é incentivada por sua Madre Superiora (Halina Skoczynska) a visitar sua tia Wanda (Agata Kulesza), sua última parente viva. Nesse encontro, Anna descobre que seu nome verdadeiro é Ida e sua família, na verdade, era judia e foi morta pelos nazistas durante a Segunda Guerra. As duas, então, partem para uma jornada para entender qual seu lugar e sua identidade.
  • 29. “O abutre”

    29 /46

    Data de estreia: 18 de dezembro de 2014 Indicado na categoria: Melhor roteiro original Sinopse: Estrelado por Jake Gyllenhaal, “O Abutre” mostra o ambicioso e frio Louis Bloom. Ao ter dificuldades para conseguir um emprego formal como repórter cinematográfico do jornalismo criminal, o jovem decide entrar no ramo como profissional independente. Para buscar o sucesso, ele tenta chegar às cenas de crimes bárbaros antes mesmo da polícia.
  • 30. “Virunga”

    30 /46

    Data de estreia: 7 de novembro (lançado em DVD) Indicado na categoria: Melhor documentário Sinopse: “Virunga” mostra o esforço de uma equipe de guardas florestais do Parque Nacional de Virunga, no Congo, para manter os gorilas da região protegidos de desastres ambientais, milícias e de empresas interessadas em petróleo.
  • 31. “Interestelar”

    31 /46

    Data de estreia: 6 de novembro de 2014 Indicado nas categorias: Melhor mixagem de som, trilha sonora, direção de arte, efeitos visuais, edição de som Sinopse: Dirigido por Christopher Nolan, o filme “Interestelar” mostra a humanidade em um cenário futurista e catastrófico. Depois de os recursos naturais da Terra serem quase que completamente esgotados, uma equipe de astronautas chefiada por Cooper (Matthew McConaughey) é, então, enviada para outros planetas, na esperança de encontrar outro lugar habitável e, assim, salvar a espécie.
  • 32. “Boyhood: da infância à juventude”

    32 /46

    Data de estreia: 30 de outubro de 2014 Indicado nas categorias: Melhor filme, atriz coadjuvante (Patricia Arquette), ator coadjuvante (Ethan Hawke), roteiro original, montagem/edição, diretor (Richard Linklater). Sinopse: Produzido ao longo de 12 anos, o filme "Boyhood - Da Infância à Juventude" mostra o crescimento de um menino de seis anos até a juventude, com suas descobertas e dramas. O grande diferencial deste para outros longas-metragens do gênero é que o diretor Richard Linklater preferiu usar o mesmo elenco para mostrar tentar aproximar ao máximo o enredo da realidade.
  • 33. “Relatos Selvagens”

    33 /46

    Data de estreia: 23 de outubro de 2014 Indicado na categoria: Melhor filme estrangeiro Sinopse: O filme “Relatos Selvagens” mostra diferentes histórias em que pessoas, cada uma à sua maneira, enfrentam situações extremas na vida e como lidam com essa linha tênue entre a civilização e o caos.
  • 34. “O Juiz”

    34 /46

    Data de estreia: 16 de outubro de 2014 Indicado na categoria: Melhor ator coadjuvante (Robert Duvall) Sinopse: Em "O Juiz", o advogado de sucesso Hank Palmer (Robert Downey Jr.) volta para sua cidade natal para o velório de sua mãe e, lá, descobre que o acusado de matá-la é seu próprio pai, o juiz da cidade (Robert Duvall). Apesar de sua relação com a figura paterna ter sido distante e traumática, ele decide defendê-lo no tribunal.
  • 35. “Os boxtrolls”

    35 /46

    Data de estreia: 2 de outubro de 2014 Indicado na categoria: Melhor animação Sinopse: A animação mostra a história de um grupo de criaturas estranhas que vivem no subsolo e assustam as pessoas com sua aparência e seus hábitos bizarros. Mas esses monstros chamados BoxTrolls estão ameaçados por um vilão que quer acabar com sua espécie. Nesta luta, eles contarão com a ajuda de uma humana, que conhecem por acaso.
  • 36. “Garota Exemplar”

    36 /46

    Data de estreia: 2 de outubro de 2014 Indicado nas categorias: Melhor atriz (Rosamund Pike) Sinopse: "Garota Exemplar" mostra o drama de Nick (Ben Affleck), cuja esposa desaparece no dia da festa de seu aniversário de casamento. Descontrolado, ele conta várias mentiras que o fazem se tornar o principal suspeito do fato. Enquanto isso, ele tenta encontrar meios de achar sua esposa e provar sua inocência.
  • 37. “Mesmo se nada der certo”

    37 /46

    Data de estreia: 18 de setembro de 2014 Indicado na categoria: Melhor canção (“Lost stars”) Sinopse: O filme “Mesmo Se Nada Der Certo”, que estreia em 18 de setembro, traz a história de fracasso de Gretta (Keira Knightley) e Dan (Mark Ruffalo). Ela é uma cantora e, assim que chega a Nova York, é dispensada por seu namorado, também cantor. Ele é um divorciado produtor musical desempregado. Ao ouvi-la cantar em um bar, Dan resolve gravar um disco de Gretta, para tentar dar uma guinada na vida de ambos.
  • 38. “Guardiões da galáxia”

    38 /46

    Data de estreia: 31 de julho de 2014 Indicado nas categorias: Melhor maquiagem e penteados, efeitos visuais Sinopse: A história dos “Guardiões da Galáxia” se passa no século XXXI e a equipe de heróis atua no espaço sideral protegendo planetas e galáxias contra ataques e guerras alienígenas. No filme, o piloto americano Peter Quill rouba um objeto desejado pelo alienígena da raça kree Ronan e sendo caçado pelo alien. O humano acaba se juntando a um grupo de alienígenas de raças diferentes: Groot, uma árvore humanóide, a sombria e perigosa Gamora, o texugo Rocket Racoon e o vingativo Drax, o Destruidor. Mas Quill descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, e logo o grupo deverá proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia.
  • 39. "Planeta dos macacos: O confronto"

    39 /46

    Data de estreia: 24 de julho de 2014 Indicado na categoria: Melhores efeitos visuais Sinopse: O filme continua a saga de Planeta dos Macacos - A Origem (2011) e retoma a trajetória do macaco César (Andy Serkis)15 anos após a revolução animal ocorrida no primeiro longa. Desta vez, o animal deve enfrentar um grupo organizado de seres humanos sobreviventes liderados por Dreyfus (Gary Oldman), que planejam reconquistar o domínio do planeta. Entretanto, Malcoml (Jason Clarke) se torna amigo de César e deseja impedir que o confronto aconteça.
  • 40. “O grande hotel Budapeste”

    40 /46

    Data de estreia: 3 de julho de 2014 Indicado nas categorias: Melhor filme, roteiro original, trilha sonora, fotografia, direção de arte, maquiagem e penteados, montagem/edição, diretor (Wes Anderson), figurino. Sinopse: O filme conta a história de um gerente de hotel que se torna grande amigo de um jovem empregado. Juntos, eles passam por diversas confusões, incluindo o roubo de uma valiosa pintura.
  • 41. “Como treinar seu dragão 2”

    41 /46

    Data de estreia: 19 de junho de 2014 Indicado na categoria: Melhor animação Sinopse: Soluço (Jay Baruchel ) e o dragão Fúria da Noite convivem bem e, depois do primeiro filme, também têm uma boa relação com o vilarejo do rapaz. Mas essa paz entre humanos e dragões pode ficar ameaçada após Soluço encontrar uma caverna onde vivem dragões protegidos por Valka (Cate Blanchett), de quem descobre ser filho. Nesse momento, os dois tentarão salvar os dragões do malvado Drago Bludvist (Djimon Hounson), que tenta a qualquer custo controlar as criaturas mágicas.
  • 42. “Malévola”

    42 /46

    Data de estreia: 29 de maio de 2014 Indicado nas categorias: Melhor figurino Sinopse: Diferentemente da maioria dos filmes de contos de fadas, o filme “Malévola” tira o foco da princesa para dar atenção à história da bruxa má. O longa conta uma versão nova da história da Bela Adormecida, mostrando as passagens da vida da vilã Malévola (Angelina Jolie) que a tornaram amarga e vingativa.
  • 43. "X-Men: Dias de um futuro esquecido"

    43 /46

    Data de estreia: 22 de maio de 2014 Indicado na categoria: Melhores efeitos visuais Sinopse: O enredo mostra o futuro, em que poucos mutantes restaram, após serem dizimados por Bolívar Trask (Peter Dinklage). Para tentar reverter essa sina, os sobreviventes Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman) enviam a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo até os anos 70. Sua missão será encontrar Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) e convencê-los a mudar o destino dos mutantes.
  • 44. "Capitão América: O Soldado Invernal"

    44 /46

    Data de estreia: 10 de abril de 2014 Indicado na categoria: Melhores efeitos visuais Sinopse: O filme “Capitão América 2 - O Soldado Invernal” se passa dois anos depois dos acontecimentos do longa-metragem “Os Vingadores”. Agora, Steve Rogers (Chris Evans) tem que se virar no mundo atual e, junto com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), a Viúva Negra, precisa se empenhar para derrotar um novo e poderoso inimigo que surge em Washington.
  • 45. “Uma aventura Lego”

    45 /46

    Data de estreia: 7 de fevereiro de 2014 Indicado na categoria: Melhor canção ("Everything is awesome") Sinopse: O mundo das pecinhas Lego está ameaçado a ficar imutável, já que o malvado Sr. Negócios, o presidente do país, criou uma máquina para colar tudo, tornando impossível a mudança do sistema. E esperança para solucionar o problema é Emmet (Chris Pratt), o protagonista do filme “Uma Aventura Lego”, que estreia hoje nos cinemas. O problema é que o personagem é, na verdade, um Lego comum, não o salvador que todos pensam.
  • 46. Veja, agora, as fotos dos vencedores do Globo de Ouro 2015

    46 /46(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFilmesOscar

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame