Exame Logo

Os piores filmes lançados no Brasil em 2011

Dois críticos de cinema elegem os longas-metragens que decepcionaram o público no ano passado

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2012 às 16h41.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h27.

O penúltimo filme da saga Crepúsculo foi uma produção que, aparentemente, apenas fãs gostaram. Com 25% de aprovação da crítica e 67% da audiência, no site Rotten Tomatoes, “A Saga Crepúsculo – Amanhecer Parte 1” foi considerada pelo crítico Franthiesco Ballerini um dos piores filmes do ano. Isso porque, apesar do sucesso de bilheteria dos filmes anteriores, os produtores não usaram o dinheiro para fazer um longa-metragem com mais qualidade. “O roteiro se arrasta e o filme tem algo que é difícil de corrigir na altura do campeonato: péssimas atuações. O trio protagonista só convence como atores se o público não olhar para o rosto deles mas, sim, para os corpos”, afirma Ballerini. A Saga Crepúsculo – Amanhecer Parte 1 (Twilight Saga: Breaking Dawn Part 1)
Direção:
Bill Condon
Duração: 117 minutos
Gênero: Romance
Elenco: Robert Pattinson, Kristen Stewart, Taylor Lautner, Dakota Fanning
  • 2. Transformers: O Lado Oculto da Lua

    2 /13

  • Veja também

    Os efeitos especiais não conseguiram sustentar “Transformers: O Lado Oculto da Lua”, filme que dá sequência à história dos Autobots, robôs que ajudam a cuidar da vida no planeta. Para o professor da Faculdade de Cinema da FAAP, Eliseu Lopes Filho, a franquia já vinha perdendo qualidade e, chegando ao terceiro filme em 2011, atingiu seu ponto mais baixo. Na classificação do site Rotten Tomatoes, a produção de duas horas e meia de duração obteve apenas 37% de aprovação da crítica. Ao falar sobre o filme, um crítico do New York Times resumiu: “Em 157 minutos, ‘Transformers: Dark of the Moon’ não é apenas um filme. É uma pena”. Transformers: O Lado Oculto da Lua (Transformers: Dark of The Moon)
    Direção:
    Michael Bay
    Duração: 157 minutos
    Gênero: Ação, Ficção Científica
    Elenco: Shia LaBeouf, Rosie Huntington-Whiteley, Josh Duhamel, John Turturro, Tyrese Gibson, Patrick Dempsey
  • 3. Lanterna Verde

    3 /13

  • Os poderes do super-herói “Lanterna Verde” não foram úteis para evitar que o filme fosse considerado como um dos maiores micos de Hollywood, para o crítico Ballerini. O longa-metragem apresentou uma boa fotografia, mas a atuação de Ryan Reynolds no papel principal deixou a desejar, segundo ele. “E o final tentando empurrar uma sequencia é quase um assalto contra o patrimônio dos espectadores”, afirma. No site Rotten Tomatoes, a avaliação foi 27%. Lanterna Verde (Green Lantern)
    Direção:
    Martin Campbell
    Duração: 105 minutos
    Gênero: Aventura
    Elenco: Ryan Reynolds, Blake Lively, Peter Sarsgaard, Mark Strong
  • 4. Zé Colmeia – o Filme

    4 /13

    Considerado o pior filme do ano por Eliseu Lopes Filho, que é especializado em cinema de animação, “Zé Colmeia – O Filme” não funcionou, segundo o professor. “Eles pegaram um personagem que tem um tipo de história que dá certo no 2D, mas não no 3D. O personagem é o que ele faz. O desenho faz com que ele seja de um jeito, mas, se a gente adapta para 3D, ele perde a característica”, afirma. Para o crítico, o filme cometeu o mesmo erro de Scooby-Doo (2002) e Hulk (2003), de abusar da tecnologia em uma história que poderia dar certo sem ela. Na avaliação do Rotten Tomatoes, “Zé Colmeia – O Filme” teve só 14% de aprovação dos críticos. Zé Colmeia - O Filme (Yogi Bear)
    Direção:
    Eric Brevig
    Duração: 82 minutos
    Gênero: Animação
    Elenco (vozes): Dan Aykroyd, Justin Timberlake, Anna Faris, Tom Cavanagh, T.J. Miller, Nathan Corddry
  • 5. As Mães de Chico Xavier

    5 /13

    Lançado na onda de filmes de temas espíritas do ano passado, “As Mães de Chico Xavier” não chegou perto do sucesso do aclamado “Chico Xavier – O Filme”, para Franthiesco Ballerini. O longa-metragem foi considerado pelo crítico um dos piores de 2011, por ser muito precário em suas atuações. Além disso, ele alega que o roteiro é pouco inovador, ao lembrar produções anteriores de melhor qualidade. As Mães de Chico Xavier
    Direção:
    Glauber Filho, Halder Gomes
    Duração: 108 minutos
    Gênero: Drama
    Elenco: Nelson Xavier, Vanessa Gerbelli, Via Negromonte, Tainá Muller, Caio Blat
  • 6. Happy Feet 2 - O Pinguim

    6 /13

    Mais um filme para entrar no grupo das sequências malsucedidas. Na opinião de Ballerini, “Happy Feet 2 - O Pinguim” teve cenas bem desenhadas, mas a história não empolga e não traz novos elementos para o público. “Felizmente, o filme não mandou bem nas bilheterias, evitando a formação de uma franquia interminável”, diz. No Rotten Tomatoes, o filme também não foi bem avaliado, ficando com só 44% de aprovação da crítica. Happy Feet 2 - O Pinguim (Happy Feet Two)
    Direção
    : George Miller
    Duração: 100 minutos
    Gênero: Animação
    Elenco (vozes): Elijah Wood, Daniel de Oliveira, Robin Williams, Sidney Magal
  • 7. Carros 2

    7 /13

    Apesar de ter um visual característico dos filmes da Pixar, a sequência “Carros 2” também foi um fracasso de crítica. No Rotten Tomatoes, teve 39% de aprovação dos profissionais de cinema e foi considerado um dos piores do ano passado pelo professor da FAAP consultado por EXAME.com. Para Filho, o filme esgotou sua fórmula nessa sequência. “Por isso eu acho que o filme ‘Rio’ pode concorrer ao Oscar neste ano”, afirma. Carros 2 (Cars 2)
    Direção:
    John Lasseter, Brad Lewis
    Duração: 113 minutos
    Gênero: Animação
    Elenco (vozes): Owen Wilson, Larry The Cable Guy, John Turturro, Eddie Izzard, Michael Caine, Emily Mortimer
  • 8. Sexo sem Compromisso

    8 /13

    “Natalie Portman não precisava incluir esta produção em seu currículo”, diz Ballerini. Segundo ele, o perfil da atriz não tem nada a ver com o de Ashton Kutcher, com o qual faz par romântico no filme “Sexo sem Compromisso”. A história, com 49% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, é totalmente previsível, para o crítico. “Acredite: você começa o filme já sabendo exatamente como vai terminar”, afirma. Sexo sem Compromisso (No Strings Attached)
    Direção:
    Ivan Reitman
    Duração: 108 minutos
    Gênero: Comédia romântica
    Elenco: Natalie Portman, Ashton Kutcher, Kevin Kline, Cary Elwes
  • 9. Apollo 18

    9 /13

    “É uma fatalidade. Ninguém espera fazer um filme ruim, mas acontece”, diz Filho ao comentar sobre o filme “Apollo 18”. Franthiesco Ballerini também considera o pseudo-documentário como um dos piores do ano. “Depois de tantos bons filmes sobre viagens e exploração espacial, produzidos nos anos 1970 e 1980, esta versão ressuscitada é de chorar”, afirma o professor da Academia Internacional de Cinema. Para eles, o filme tem um roteiro confuso, que parte de premissas que não funcionam atualmente. No Rotten Tomatoes, com 25% de aprovação, “Apollo 18” é considerado um longa-metragem chato, sem nenhum suspense. Apollo 18 (Apollo 18)
    Direção:
    Gonzalo López-Galego
    Duração: 88 minutos
    Gênero: Ficção científica
    Elenco: Warren Christie, Lloyd Owen, Ryan Robbins
  • 10. Deu a Louca na Chapeuzinho 2

    10 /13

    Todo filme que se multiplica em sequências corre grande risco de desagradar a audiência. Foi esse o caso de “Deu a Louca na Chapeuzinho 2”, de acordo com Filho. Apesar de ter sido exibido também em 3D, o enredo se esgotou e deu origem a um filme decepcionante, inclusive de acordo com o site Rotten Tomatoes, onde teve grau de 11% na avaliação profissional e de 38% do público. Deu a Louca na Chapeuzinho 2 (Hoodwinked Too! Hood VS. Evil)
    Direção:
    Mike Disa
    Duração: 94 minutos
    Gênero: Animação
    Elenco (vozes): Hayden Panettiere, Patrick Warburton, Glenn Close, Joan Cusack
  • 11. Se Beber Não Case – Parte 2

    11 /13

    Faltou originalidade na sequência “Se Beber Não Case – Parte 2”, de acordo com o crítico Franthiesco Ballerini. “Eu já não aceitava porque o primeiro filme foi um sucesso, porém entendia – com muito esforço – quem gostou do roteiro. Mas o segundo recicla piadas e trejeitos de atores que estão longe do nível de comediantes a la Steve Carrell e Jim Carrey”, diz. Em consonância com o que o professor diz, só 35% das críticas do Rotten Tomatoes foram favoráveis ao filme. Se Beber Não Case – Parte 2 (The Hangover Part II)
    Direção:
    Todd Phillips
    Duração: 102 minutos
    Gênero: Comédia
    Elenco: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha
  • 12. As Viagens de Gulliver

    12 /13

    Para o crítico Franthiesco Ballerini, essa adaptação não colou. Apesar dos efeitos especiais e do talento de Jack Black, o roteiro não ajudou e o personagem principal de “As Viagens de Gulliver” não se encaixou bem na trama. “Jack Black é engraçado, mas não deu liga como o protagonista da história, pois seu estilo é muito mais de piadas contemporâneas, sátiras a outros produtos e personalidades”, afirma. No Rotten Tomatoes, a avaliação ficou em 21%. As Viagens de Gulliver (Gulliver's Travels)
    Direção:
    Rob Letterman
    Duração: 85 minutos
    Gênero: Aventura
    Elenco: Jack Black, Jason Segel , Amanda Peet, Billy Connolly, Emily Blunt
  • 13. Assalto ao Banco Central

    13 /13

    Com a proposta de mostrar o roubo de mais de 160 milhões de reais dos cofres nacionais, em 2005, “Assalto ao Banco Central” prometia ser um filme interessante, mas ficou só na promessa. “Quando soube da história, eu criei uma expectativa, mas o filme está um pouco abaixo”, afirma o professor Filho. Segundo ele, o longa decepcionou porque teve um problema na construção na história, que, de repente, revela a solução, sem desenvolver a trama adequadamente. Assalto ao Banco Central
    Direção:
    Marcos Paulo
    Duração: 104 minutos
    Gênero: Ação
    Elenco: Milhem Cortaz, Hermila Guedes, Giulia Gam, Lima Duarte, Eriberto Leão
  • Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFilmes

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame