Os melhores destinos de viagem para amantes de vinhos
Lista da Wine Enthusiast elege os melhores lugares para visitar em 2013. Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, está entre os 10 recomendados
Da Redação
Publicado em 16 de janeiro de 2013 às 17h02.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h47.
São Paulo – Quem aprecia vinhos e viagens tem à mão uma lista vasta de bons lugares para fazer roteiros gastronômicos em terras produtoras da bebida. Para facilitar a vida dessas pessoas, a revista especializada Wine Enthusiast criou uma lista dos 10 melhores destinos de vinho no mundo para 2013. A seleção foi feita com base nos passeios feitos pelos editores da publicação ao longo do ano passado e o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, está entre os destaques. Confira a seguir esse e outros locais eleitos.
Essa província localizada ao norte da Espanha é considerada pela Wine Enthusiast como a melhor região vinícola do país, ocupando, por isso, o topo da lista de destinos para 2013. O local passou a se desenvolver no ramo de vinhos após produtores franceses se instalarem por lá, para fugir de pragas, no século 19. Atualmente, La Rioja é definida pela revista como um misto de elite de história ibérica, maravilhosas paisagens e culinária de propriedade e vinhos brilhantes. Primavera e outono são as melhores estações para a viagem. A colheita acontece entre o fim de setembro e outubro.
A área do vale do rio Danúbio, na Áustria, é outra preciosidade quando se fala em roteiros de vinhos. As regiões mais nobres ao longo das margens, a partir de Viena, são as de Wachau, Kremstal, Traisental, Kamptal e Wagram, de acordo com a publicação. Esses lugares podem ser visitados de carro, trem, barco e até bicicleta ou a pé, e são permeados de imponentes castelos, belas paisagens e muita história e arte. No outono, há o Lower Austria Autumn Wine Festival, cheio de eventos para os amantes de vinho.
Essa ilha próxima a Manhattan é um achado para quem estiver nos Estados Unidos em busca de passeios em vinícolas. As bifurcações norte e sul, na extremidade leste de Long Island foram escolhidas pela revista por serem um “amálgama de influências metropolitanas contra um núcleo caloroso, de tradição agrícola”. Verão e outono são as melhores épocas para marcar a viagem.
Junto com Paarl e Franschoek, o vale de Stellenbosch compõe a maior região vinícola da África do Sul e também por isso merece destaque. Cercada por montanhas e a 50 quilômetros da Cidade do Cabo, a área se tornou uma importante rota de vinhos no começo dos anos 70 e até hoje é uma ótima escolha para amantes da bebida, mas também pessoas interessadas em arte, cultura, gastronomia e esportes radicais. Outubro e novembro são os meses que mais valem a pena. A colheita costuma ser de janeiro a março.
Localizado a cerca de 100 quilômetros de San Francisco, na Califórnia, o condado de Monterey é um bom destino para diferentes tipos de turistas, devido a suas belezas naturais e galerias e restaurantes de luxo. A vinícola que fez com que esse local também valha a pena para enólogos foi criada em 1984, tem 160 quilômetros quadrados de tamanho e 50% das uvas produzidas lá são do tipo chardonnay. Os meses de setembro e outubro são os mais indicados para conhecer o lugar.
Como bem lembra a revista Wine Enthusiast, 90% dos melhores vinhos brasileiros são produzidos na Serra Gaúcha e, por isso, o Vale dos Vinhedos é um dos melhores destinos do mundo para conhecer vinícolas. Essa região, que tem grande influência da imigração italiana, recebe cerca de 150 mil turistas por ano e a melhor época para visitar é em março.
Mais uma região dos Estados Unidos considerada uma das melhores do mundo para visitar, quando se fala de vinho, é o Vale do Willamette, em Oregon. É lá que são produzidas as melhores e mais caras uvas do tipo pinot noir do mundo. Além das paisagens de tirar o fôlego, há várias vinícolas para conhecer e atividades ao ar livre. As melhores épocas do ano para ir até lá são maio e junho, e setembro e outubro.
Às margens do Rio Hunter, em New South Wales, na Austrália, são produzidos excelentes vinhos. Este vale pode ser explorado em uma visita de um dia, mas não faltam atividades e experiências para preencher um tempo bem maior, como as vinícolas, restaurantes, cursos de golfe e lojas. As principais uvas que crescem lá são dos tipos Shiraz, semillon, chardonnay e cabernet sauvignon. O momento ideal para o passeio é na primavera e no outono.
Essa região situada ao norte de Portugal tem tradição milenar na produção de vinhos e é dela que sai o conhecido vinho do Porto. O lugar é perfeito para quem busca misturar taças da bebida com muito sossego e lindas paisagens. De março a junho é tempo de acompanhar o brotamento das videiras e setembro é época de colheita.
Esse destino do sul da Itália, também chamado de Puglia, é uma península cercada de um incrível mar azul, recheada de construções históricas e de plantações de oliveiras e videiras. Na área do Vale d’Itria, é possível desfrutar de azeite de oliva de alta qualidade, assim como ótimos vinhos brancos. O verão é a melhor estação para visitar o local, para aproveitar também as praias, festas e a comida locais.
Mais lidas
Mais de Casual
Do espresso ao coquetel: descubra 5 drinques com café em São PauloPraia com ondas a 15 minutos da Faria Lima começa a funcionar em abril de 2025; fotosQuanto custa comer nos 8 restaurantes brasileiros da lista estendida dos melhores da América LatinaOs 5 melhores filmes e séries para maratonar no feriado