Os carrões que chegam no Salão de Paris 2014
Centenário Salão estreia para o público com a primeira Lamborghini híbrida e a mais potente Ferrari conversível
Da Redação
Publicado em 4 de outubro de 2014 às 10h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h01.
São Paulo - O centenário Salão de Paris abre as portas para o público francês neste sábado. E, como já deu para notar na exibição para a imprensa, os modelos híbridos e conceitos parecem ter ganhado uma atenção bastante especial. Dentre os destaques, há a Lamborghini Asterion, o primeiro da montadora no mercado dos híbridos. Outra atenção especial vai para a nada humilde Ferrari 458 Speciale A, o mais potente conversível já produzido pela italiana. Ao todo, deverão ser mais de 100 lançamentos mundiais. O evento, que acontece desde 1898, conta com mais de 270 marcas da indústria automotiva de 21 países e vai estar aberto até o dia 19 de outubro.
Depois do mistério, a Lamborghini finalmente revelou a sua "grande novidade" para o Salão de Paris. E valeu o mistério, pois se trata do primeiro modelo híbrido produzido pela montadora: o Asterion. Mas, com nome que remete à lenda do minotauro, o carro deve ficar só na mitologia mesmo, já que, por enquanto, a marca não tem intenção de levá-lo para a linha de produção.
O motor híbrido não é nada humilde; são três motores elétricos que trabalham em conjunto com um bloco 5.2 V10 naturalmente aspirado. Ao todo são 610 cavalos de potência. Segundo a Lamborghini, carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em três segundos, com uma velocidade máxima de 320 km/h.
Ao contrário dos outros modelos já conhecidos da marca, o design do Asterion mostra curvas mais arredondadas. O interior é minimalista, com espaço para duas pessoas.
Apenas com os motores elétricos, o modelo consegue alcançar os 125 km/h, com autonomia de 50 km. Em termos de consumo, são 23,8 km/l. Na transmissão, o modelo vem com o DSG de sete velocidades.
Para o Salão de Paris, a Kia apresentou um Sorento maior e bem mais equipado. O novo modelo é 80 milímetros mais longo e 15 milímetros mais baixo que seu antecessor.
Com uma traseira mais discreta que a do antigo Sorento, o modelo conserva a grade frontal que já virou identidade visual da montadora.
Nada humilde, a Ferrari apresentou o seu mais potente conversível já produzido. Com motor 4.5 V8, de 605 cavalos de potência, o 458 Speciale A chega a 100 km em apenas 3 segundos, e a 200 km em 9,5 segundos.
E toda a potência do modelo será também bastante exclusiva. A Ferrari produzirá apenas 499 unidades em todo o mundo. O valor ainda não foi revelado.
Cheio de curvas e com um design bem futurista, o grande destaque do estande da Toyota foi o conceito C-HR. Modelo é a prévia de um crossover da montadora japonesa pretende lançar já no ano que vem.
O conceito foi desenvolvido em uma plataforma com 4,35 metros de comprimento, 1,50m de altura e 1,85m de largura. Por fora, dá para notar faróis de LED unidos à grade frontal, com faixas verticais de luzes diurnas.
Outro destaque da Toyota foi o simpático modelo de três rodas I-Road. Com capacidade para apenas duas pessoas, o elétrico mede 2,34 metros de comprimento, 1,45 metro de altura, 87 centímetros de largura. O motor garante autonomia de 50 km a cerca de 30 km/h e sua recarga leva cerca de três horas em uma tomada convencional.
A família TT e TTS da Audi pode ganhar mais um irmão. A montadora revelou durante o Salão de Paris o conceito do TT Sportback Concept, que pode entrar em produção. Maior que o TT convencional, o modelo tem cinco portas e capacidade para quatro pessoas. Modelo tem um bloco 2.0 TFSI, que oferece 395 cavalos de potência. Com isso, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, com média de consumo estimada em 14,3 km/l.
Bem brilhante, o Veyron Grand Ettore é o último carro da série “Les Légendes de Bugatti”, uma série especial que homenageia os grandes nomes ligados a marca. Esta é dedicada ao fundador e terá apenas três unidades produzidas.
Série especial do superesportivo chamou muita atenção no estande da Volkswagen.
Também no estande da Volkswagen, estava o econômico esportivo XL Sport. Com o mesmo motor que equipa a moto Ducati 1199 Superleggera, de 197 cavalos de potência, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 5,7 segundo, com velocidade máxima de 270 km/h. Exclusivo, apenas 500 unidades do XL Sport serão produzidas. Ainda não há informações sobre o início das entregas ou do preço.
Para não deixar os fãs muito ansiosos, a Honda resolveu liberar uma versão conceito do Civic Type R, que deve ser lançado na Europa apenas em 2015. O Civic Type R concept II é equipado com motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que oferece 276 cavalos de potência. E a montadora foi agressiva em relação ao modelo! Segundo a Honda, o novo esportivo não terá qualquer rival em termos de performance.
A nova versão do clássico norte-americano Mustang deve finalmente desembarcar na Europa, e o Salão de Paris marca essa estreia. No velho continente, o muscle car terá duas opções de motorização: a 2.3 EcoBoost, com 305 cavalos; e uma mais potente, com bloco 5.0 V8, que entrega 402 cavalos.
O Mustang europeu deverá contar com suspensões dianteira e traseira com novos ajustes, freios de alta performance, rodas de liga-leve de 19 polegadas e sistema multimídia SYNC 2, com tela de oito polegadas e controle de voz.
Para não ficar atrás dos concorrentes no Salão de Paris, a Ford apresentou os novos membros da Família MAX, com o destaque para o S-MAX. O modelo, que se assemelha fisicamente muito com os novos Focus e Fiesta, conta com assentos dobráveis que permitem o aumento do porta-malas.
A previsão é que ele comece a ser vendido no ano que vem, e deverá ser o primeiro na Europa a contar com a direção adaptativa da Ford, que muda continuamente a relação entre o volante e as rodas de acordo com a velocidade do veículo.
Outra família que também cresceu foi a do 500, da Fiat. O crossover da linha foi apresentado bem distante do conceito "mini", mas com um design que não foge muito dos outros modelos. O Fiat 500X terá sua produção baseada na sede de Melti, Itália, e deve ser comercializado em 100 países nas versões: Metropolitana e Lazer.
A carroceria mantém os faróis mais arredondados, com luzes de neblina no para-choque frontal. Já no interior, a cabine conta com o painel para navegação e volante com botões seletores.
A linha chega com quatro opções de motorização a gasolina. Mas o destaque vai para a topo de linha, que apresenta tração 4x4, transmissão automática de nove velocidades e motor 2.0 MultiJet II, que entrega 140 cavalos de potência.