Casual

As cidades brasileiras com as diárias de hotéis mais caras

Cobrando uma média de 328 reais por noite, o Rio de Janeiro é a cidade com hospedagem mais cara, seguido por São Paulo e Aracaju

Orla de Copacabana, no Rio: preço médio da diária na cidade é de 328 reais (Creative Commons)

Orla de Copacabana, no Rio: preço médio da diária na cidade é de 328 reais (Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2012 às 19h24.

table.tableizer-table {border: 1px solid #CCC; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 12px;} .tableizer-table td {padding: 4px; margin: 3px; border: 1px solid #ccc;}
.tableizer-table th {background-color: #104E8B; color: #FFF; font-weight: bold;}

São Paulo - As diárias nos hotéis brasileiros aumentaram em 11 dos 13 destinos analisados pelo site de hospedagem Hoteis.com. Encabeçando a lista das cidades mais caras está o Rio de Janeiro, com preço médio de 328 reais por noite. Para se ter uma ideia, o valor supera os 314 reais cobrados pela hospedagem em Dubai, nos Emirados Árabes.

Na ausência de novos empreendimentos na cidade e diante da espetacular valorização do real, a hospedagem na capital carioca também impressiona o turista estrangeiro. Quando o parâmetro são os hotéis quatro estrelas, o quarto no Rio é o mais caro do mundo, com média de 528 reais.

Depois de reajustar as tarifas em 17%, São Paulo ocupa o segundo lugar no ranking das cidades brasileiras mais caras. Alimentada pela demanda corporativa, a diária na megalópole custa, em média, 281 reais. Em seguida aparece Aracaju, capital de Sergipe, com preço médio de 253 reais. 

Quando considerado o salto nos preços praticados, contudo, é Curitiba quem sai na frente, com aumento de 28% na diária em relação ao primeiro semestre do ano passado. Hoje, o valor médio para se hospedar na capital do Paraná é de 210 reais.

Os valores foram calculados pelo HPI (Hotel Price Index), um índice que leva em conta as diárias feitas através do site Hoteis.com em mais de 125 mil estabelecimentos ao redor do mundo. 

Confira a lista das cidades onde a hospedagem custa mais caro para o brasileiro:

table.tableizer-table {border: 1px solid #CCC; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 12px;} .tableizer-table td {padding: 4px; margin: 3px; border: 1px solid #ccc;}
.tableizer-table th {background-color: #104E8B; color: #FFF; font-weight: bold;}

Cidade Diária média (R$) Aumento
Rio de Janeiro 328 6%
São Paulo 281 17%
Aracaju 253 23%
Brasília 240 16%
Belo Horizonte 235 7%
Natal 234 11%
Salvador 219 3%
Manaus 213 -5%
Curitiba 210 28%
Porto Alegre 201 5%
Recife 200 12%
Fortaleza 180 4%
Foz do Iguaçu 166 -15%

O levantamento também aponta que enquanto os turistas brasileiros gastam uma média de 274 reais em hotéis brasileiros, o desembolso cai para 255 reais em estabelecimentos no exterior. “O crescimento da economia brasileira e a valorização do real tornaram as viagens para o exterior mais baratas”, explica Javier Escobedo, presidente do Hoteis.com para a América Latina. 

Ainda assim, quem quiser se hospedar nas cidades mais caras do mundo vai arcar com um desembolso bem mais salgado. Os preços mais altos são encontrados em Palm Beach (421 reais por noite), Nova York (409 reais), Zurique (378 reais), Londres (365 reais) e Paris (349 reais).  

Acompanhe tudo sobre:AracajuBelo HorizonteBrasíliacidades-brasileirasCuritibaFortalezaHotéisManausMetrópoles globaisMinas GeraisNatalNatal (RN)orcamento-pessoalPorto AlegreRecifeRio de JaneiroSalvadorsao-pauloViagensviagens-pessoais

Mais de Casual

Os hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas

5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025

Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano