"O Som ao Redor" fica fora da disputa do Oscar

No dia 16 de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood vai anunciar os nomes dos cinco finalistas que concorrerão à estatueta

Los Angeles -  O brasileiro "O Som ao Redor", dirigido por Kleber Mendonça, ficou fora da lista divulgada nesta sexta-feira com os nove pré-selecionados para a disputa do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2014, que tem filmes da Europa, da Ásia e do Oriente Médio.

No dia 16 de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood vai anunciar os nomes dos cinco finalistas que concorrerão às estatuetas nesta e nas demais categorias principais.

Longas de Alemanha, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Camboja, Dinamarca, Hong Kong, Hungria, Itália e Palestina foram hoje os nove escolhidos entre os 76 da primeira lista, divulgada em outubro, para continuar a concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Escolhido para representar o Brasil, "O Som ao Redor" é o primeiro longa do cineasta pernambucano Kléber Mendonça Filho. Ele estreou em 11 países e ficou na lista dos dez melhores de 2012 do jornal "New York Times", mas mesmo assim ficou fora da lista anunciada nesta sexta.

"Wei Leben" (Two Lives) foi o pré selecionado da Alemanha, "The Broken Circle Breakdown" (An Episode in the Life of an Iron Picker ) é o representante da Bélgica, "Epizoda u Zivotu Beraca Zeljeza" da Bósnia, "L"image manquante" (The Missing Picture), do Camboja; "A Caça", da Dinamarca, que foi exibido no Brasil; "O Grande Mestre", de Hong Kong, "A nagy füzet (The Notebook), húngaro; "A Grande Beleza", da Itália; "Omar", da Palestina fecha a "short list".

Para a revista especialista "Variety", as principais ausências sentidas foram do chileno "Gloria", do iraniano "The Past", do polonês "Walesa, Man of Hope" e do saudita "O Sonho de Wadjda".

Os filmes candidatos precisavam ter estreado em seus respectivos países e ficado em cartaz por pelo menos uma semana entre 31 de outubro de 2012 e 30 de setembro de 2013.

Ano passado venceu na categoria de melhor filme estrangeiro foi o austríaco "Amor", de Michael Haneke. O último filme brasileiro a concorrer ao prêmio da Academia foi "Central do Brasil", em 1999.

A cerimônia do Oscar acontece no Kodak Theatre, em Los Angeles, em 2 de março, e será novamente apresentada por Ellen DeGeneres.

Atualização às 17h38 de 20/12/2013

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.