O que é Feng Shui? Entenda a influência que ela pode ter na decoração da casa
Prática milenar chinesa tem como principal objetivo harmonizar ambientes
Agência de notícias
Publicado em 30 de maio de 2023 às 07h28.
Última atualização em 30 de maio de 2023 às 13h30.
A decoração é uma importante ferramenta para deixar os ambientes mais bonitos. Porém, ela não se resume somente a estética. É também capaz de interferir diretamente na qualidade de vida do morador. Nesse sentido, as técnicas de Feng Shui são grandes aliadas, pois buscam encontrar equilíbrio de energia entre ambientes e pessoas.
O que é Feng Shui?
Em tradução literal, Feng significa vento e Shui, água. É uma prática milenar chinesa que tem como principal objetivo harmonizar ambientes (com disposição de cômodos, organização de móveis, uso de cores e objetos) para que o fluxo de energia flua da melhor maneira possível e, assim, promova bem-estar para o morador e outras pessoas que utilizam o espaço.
- 13º salário do INSS: pagamento começa nesta quinta-feira
- Operação Oraculum: PF e Ibama combatem extração ilegal de diamantes e madeira de terras indígenas
- Mega-sena: confira o resultado do concurso 2596, de R$ 45 milhões
- Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 45 milhões
- Alemanha entra em recessão no primeiro trimestre, com queda de 0,3% no PIB
- Fed Now: EUA se prepara para lançar sua versão do Pix
É uma tradição “que estuda a natureza em seus aspectos geográficos e energéticos, sob a influência do Yin e Yang – os polos de energia positiva e negativa e do Qi –, a energia essencial de cada ser”, acrescenta a designer de interiores Linna Li.
Tipos de Feng Shui
Existem diferentes escolas e técnicas de Feng Shui, em que cada uma delas ensina formas de harmonizar ambientes. Resumidamente, algumas delas, são:
- Escola do Chapéu Negro: é uma das mais populares no Ocidente e utiliza o baguá para a interpretação dos ambientes;
- Escola da bússola: é a mais popular no Oriente. Nela, utiliza-se uma bússola para nortear as condições propícias para os espaços;
- Escola das Estrelas Voadoras: leva em consideração o tempo (anos, meses e dias) para revelar quais energias benéficas e nocivas se encontram dentro de casa;
- Escola das formas: o equilíbrio das energias é feito com base nas observações de cores, formas e texturas tanto da paisagem natural quanto da paisagem criada pelo homem.
O que é baguá?
O baguá, da Escola do Chapéu Negro, é um octógono usado como uma espécie de mapa para analisar os ambientes. Segundo Adriana Di Lima, consultora e professora de Feng Shui, ele é sobreposto ao desenho da planta baixa do imóvel e, assim, verifica-se o que precisa ser harmonizado naquele ambiente.
“É um octógono no qual se distribuem nove áreas da vida, sendo que a nona é o centro desse diagrama”, explica a especialista. Essas áreas são distribuídas em sucesso, relacionamentos, criatividade, amigos, trabalho, espiritualidade, família, prosperidade e saúde.
Benefícios da aplicação
O principal benefício da aplicação do Feng Shui em um ambiente é o bem-estar oferecido ao morador e aos indivíduos que frequentam o espaço. A partir disso, a técnica também favorece qualidade de vida, saúde física, emocional e mental, atrai prosperidade, ajuda a conquistar equilíbrio e muito mais.
“A partir do momento em que o indivíduo sente maior bem-estar e sente qualidade de vida através da harmonização feita no local em que ele está inserido, ele vai agir no dia a dia e no cotidiano de uma forma mais benéfica para a sua energia”, esclarece Adriana Di Lima.
Para qualquer espaço
O Feng Shui pode ser aplicado na arquitetura, na decoração, no design de interiores e no paisagismo de qualquer ambiente, seja ele residencial, empresarial ou comercial.
“Para residências, o foco é uma movimentação de energia mais amena, trazendo conforto e tranquilidade; já para estabelecimentos comerciais e corporativos, o foco é uma maior movimentação de energia, para os negócios e movimento de clientes ser maior”, aponta a designer de interiores Linna Li.