Casual

O que acontece ao engatar a ré com o carro em movimento?

Daquelas dúvidas que você sempre teve, mas nunca teve coragem de saber o que acontece

Câmbio de veículo: teste mostra que mecanismos de segurança impedem que a marcha ré seja engatada em alta velocidade (Divulgação)

Câmbio de veículo: teste mostra que mecanismos de segurança impedem que a marcha ré seja engatada em alta velocidade (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2017 às 11h47.

Última atualização em 26 de janeiro de 2017 às 19h41.

Temos a certeza que você já quis saber o que aconteceria se engatasse a marcha à ré com o carro em movimento. Mas certamente não teve coragem de fazer o teste prático com medo das consequências.

Para sua alegria, os caras do AutoVlog fizeram o teste em um Ford Fusion com câmbio automático a aproximadamente 110 km/h. Se estiver ansioso para saber o que acontece, vale pular o vídeo para 1:40.

yt thumbnail

Os momentos de tensão do motorista ao passar o câmbio de “Drive” para “Neutro” são seguidos de um grande e aterrorizante nada ao passar a alavanca para “Ré”. Na verdade, o que acontece é que a câmera de ré passa a funcionar. E mais nada.

Claro que é um tanto assustador ver o teste sendo feito em via pública e em alta velocidade mas, por sorte, há algumas décadas os câmbios automáticos possuem sistema de salvaguarda, seja mecânico ou elétrico, que evita que a ré seja acionada com o carro em movimento – isso ocorre apenas em velocidades muito baixas.

Vale lembrar também que a grande maioria dos carros com câmbio automático têm trava que evita que a alavanca corra para “R” ou “P” inadvertidamente, em um esbarrão por exemplo.

E em um câmbio manual?

Para carros com câmbio manual não chega a ser impossível engatar a ré com o carro em movimento, mas você precisa estar realmente disposto a moer anéis e engrenagens da transmissão do seu carro.

Dentro do câmbio, há uma árvore que recebe o movimento do motor com a engrenagem para a ré e uma outra árvore que envia o movimento para as todas. Ao engatar a ré, uma engrenagem conecta as duas árvores e o carro inverte seu sentido.

A questão é que com o carro em movimento a engrenagem tentará acoplar uma das árvores ainda em movimento. Você ouvirá e sentirá na alavanca as engrenagens arranhando – e acreditamos que isso será suficiente para que desista de fazer isso. Mas, dependendo do câmbio, pode ser possível que haja acoplamento ao forçar a alavanca. E aí as engrenagens do câmbio serão reduzidas a limalha de aço.

Este conteúdo foi originalmente publicado no Guia QuatroRodas.

Acompanhe tudo sobre:CarrosVeículos

Mais de Casual

Alexandre Birman quer lançar uma nova nova semana de moda nacional já em 2025

30 sugestões de restaurantes para o Dia dos Pais 2024

A importância da pausa para o café para Marcelo Raskin, CEO da Keune Haircosmetics Brasil

Restaurantes vão passar a 'recusar' clientes mal-educados no Japão

Mais na Exame