O melhor do turismo mundial, segundo a Business Traveller
Pesquisa realizada por publicação britânica aponta as melhores cias. áereas, programas de fidelidade, aeroportos, hotéis e locadoras de veículos do planeta
Gabriela Ruic
Publicado em 11 de outubro de 2011 às 20h26.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h36.
São Paulo - Anualmente, a revista Business Traveller realiza uma pesquisa entre seus leitores para descobrir quais empresas oferecem os melhores serviços em diversos setores. Os resultados, auditados por empresas independentes de consultoria, são vistos como atestado de qualidade para o mercado do turismo que atende o exigente e globalizado público viajante. Dentre os premiados, companhias aéreas, hotéis e locadoras de automóveis.
Conheça os melhores produtos e serviços de 2010
Conheça os melhores produtos e serviços de 2010
Eleita pelos leitores da Business Traveller como a melhor companhia aérea do mundo, a Singapore Airlines começou a operar em 1947, com apenas três voos por semana e hoje atende 93 destinos em 38 países diferentes. A partir de março, a empresa estreia no continente latino americano, oferecendo uma nova rota vai interligar São Paulo, Barcelona (Espanha) e Cingapura. Em segundo lugar, a árabe Emirates, com sede em Dubai, que hoje atende 100 destinos em 60 países, incluindo o Brasil. Em terceiro lugar, a britânica British Airways.
Cathaway Pacific, de Hong Kong, e Virgin Atlantic, outra britânica, ficaram na quarta e quinta posição, respectivamente.
Cathaway Pacific, de Hong Kong, e Virgin Atlantic, outra britânica, ficaram na quarta e quinta posição, respectivamente.
Na primeira colocação, aparece o programa que pertence à British Airways, Executive Club. Divido em três categorias (blue, silver e gold), o programa garante a prioridade de acesso ao embarque e listas de espera para seus associados. Em segundo lugar, vem o Lufthansa Miles & More, da companhia aérea alemã, que oferece benefícios na hora do check-in ou confortáveis lounges na área de embarque. Em terceiro, Bmi Diamond Club, que pertence à segunda maior companhia aérea do Reino Unido, a British Midland International. Na quarta posição,mais um programa britânico, o Virgin Atlantic Flying Club, da Virgin Atlantic.
Maior aliança entre companhias aéreas do mundo, o Star Alliance fica com a primeira colocação e conta com 27 membros, entre empresas de todas as partes do globo. A rede garante o transporte de mais de 600 milhões de passageiros todos os anos e está presente em 181 países. Em segundo lugar, a rede Oneworld, com sede no Canadá e que conta com cerca de 12 empresas membro. Em terceiro, a Skyteam, baseada em Amsterdam, Holanda, também com 12 companhias aéreas.
A britânica EasyJet foi a empresa aérea de baixo custo escolhida como a melhor entre os leitores da publicação. Oferece 500 rotas em 118 países e transporta cerca de 45 milhões de passageiros por ano. A Air Ásia, companhia da Malásia, que atende 400 destinos em 25 países, ficou com a segunda posição entre as preferidas do votantes da Business Traveller. Na terceira posição, a alemã Air Berlin, que, além de ser a segunda maior empresa aérea da Alemanha, carregou, no ano passado, mais de 33 milhões de passageiros pela Europa, Caribe, Ásia e Estados Unidos. Em quarto, a Flybe, que é baseada no aeroporto de Exeter, Inglaterra, e atende 180 rotas em 65 aeroportos da Europa.
O Singaporte Changi Airport oferece seus terminais para mais de 100 empresas aéreas, que transitam entre 200 cidades, em 60 países diferentes. Sexto aeroporto mais movimentado do mundo, recebe 5,400 voos por dia, mais de 42 milhões de passageiros por ano e tem sua capacidade máxima estimada em 70 milhões de pessoas. Além de ser o principal aeroporto do país, o Changi também é o maior shopping de Cingapura. O segundo aeroporto preferido pelos leitores da Business Traveller é o Hong Kong International Airport, por onde transitammais de 50 milhões de passageiros por ano e mais de 4 milhões de toneladas de carga. Cerca de 95 companhias aéreas mantêm guichês neste aeroporto, e cerca de 900 aeronaves pousam e decolam de suas pistas.
Em terceiro lugar, o Dubai International Airport, que oferece conexão para mais de 210 destinos, em todos os continentes. Cerca de 125 empresas aéreas operam no local e o trânsito anual de passageiros é estimado em pouco mais de 33 milhões de pessoas. O quarto lugar fica com o maior aeroporto da Europa, o London Heathrow Airport, pelo qual passam, diariamente, cerca de 180 mil passageiros.
Em terceiro lugar, o Dubai International Airport, que oferece conexão para mais de 210 destinos, em todos os continentes. Cerca de 125 empresas aéreas operam no local e o trânsito anual de passageiros é estimado em pouco mais de 33 milhões de pessoas. O quarto lugar fica com o maior aeroporto da Europa, o London Heathrow Airport, pelo qual passam, diariamente, cerca de 180 mil passageiros.
Dentre os eleitos entre os aeroportos com os melhores estabelecimentos para compras tax free, em primeiro lugar está o inglês London Heathrow Airport. O maior aeroporto da Europa oferece três grandes estabelecimentos afiliados aos serviços Duty Free: World of Whiskey, especializado em bebidas alcoólicas, World Duty Free, espécie de loja de departamentos que vende de chocolates a relógios, e o World Duty Free Arrival Store. Em segundo lugar, o Singapore Changi Airport, que é considerado o maior shopping de Cingapura. O terceiro e quarto lugares são ocupados pelos aeroportos Dubai International Airport e Hong Kong International Airport, respectivamente.
O primeiro lugar entre as cadeias de hotel, categoria Business, ficou com a marca Hilton. A rede conta com mais de 530 estabelecimentos, entre resorts e hotéis, em 76 países ao redor do globo. O segundo lugar ficou com o Four Seasons Hotels and Resorts, presente em 84 cidades, distribuídas em 34 países. No terceiro lugar, a rede InterContinental, que opera em 200 cidades, espalhadas por 75 países. Em quarto, a norte americana Marriott e, em quinto, a rede Sheraton.
Dentre as cadeias consideradas de baixo custo, a rede preferida dos leitores foi a Holiday Inn Express, que conta com mais de 4 mil hotéis, em quase 100 países. Segundo o site da rede, mais de 160 milhões de pessoas hospedam-se em seus hotéis anualmente. O segundo lugar ficou com o Premier Inn, rede inglesa adquirida em 2004 pelo grupo Whitebread, e que conta com mais de 590 hotéis e 43 mil quartos em todo o Reino Unido. No terceiro lugar, a rede francesa Ibis, que se auto proclama a rede de hotelaria mais econômica do mundo e está presente, desde 1999 no Brasil. Por fim, na quarta colocação, a rede Travelodge, que opera nos EUA, Austrália, Canadá, Reino Unido e Espanha.
Entre as locadoras de automóvel, a americana Avis foi eleita a melhor em todo o mundo. Fundada em 1946, atualmente administra uma frota de mais de 1 milhão de automóveis, além de estar presente em mais de 165 países. No Brasil, a Avis tem 100 lojas. A Hertz, uma das maiores e mais antigas locadoras de automóveis, ficou com o segundo lugar. A empresa conta com mais de 1.500 lojas, em cerca de 150 países. O terceiro lugar ficou com a francesa Europcar e o quarto com a californiana Budget.
Mais lidas
Mais de Casual
O carro mais desejado do Brasil acima de R$ 300 mil, segundo ranking EXAME CasualDa Itália ao Brasil: Armani construirá prédio em orla brasileira; saiba maisDe lounge exclusivo a café da manhã com privacidade: Meliá oferece experiência VIP para hóspedesCrudos e fritos: as tendências gastronômicas para o verão