Casual

No aniversário de Frida Kahlo, visite a casa onde viveu a artista

É possível fazer um passeio pela Casa Azul, agora transformada no Museu Frida Kahlo, e conhecer a cozinha onde Frida gostava de receber amigos

Frida Kahlo: obra da artista foi marcada pela presença da dor (Hulton Archive/Getty Images)

Frida Kahlo: obra da artista foi marcada pela presença da dor (Hulton Archive/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de julho de 2020 às 18h57.

Última atualização em 6 de julho de 2020 às 19h07.

Há 113 anos nascia a pintora Frida Kahlo. A mexicana foi uma artista marcada pela dor e pelo próprio mito. Nasceu Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón em 6 de julho de 1907 na Casa Azul, no bairro de Coyoacán, na Cidade do México, mesmo lugar onde faleceu em 1954, deixando cerca de 200 obras, um romance passional e tumultuado com Diego Rivera e a marca de um caráter rebelde que rompeu com as convenções.

Para os fãs da artista e para quem gostaria de conhecer um pouco mais sobre Frida, uma boa notícia: embora as viagens ao exterior estejam impedidas no momento, por causa da pandemia do novo coronavírus, é possível fazer um passeio virtual pelos ambientes da Casa Azul, agora transformada no Museu Frida Kahlo, e conhecer, por exemplo, a cozinha onde Frida gostava de receber os amigos com pratos da culinária mexicana; o estúdio, com o dispositivo ortopédico que ela usava para pintar e manter a coluna ereta enquanto trabalhava; e também o jardim da artista. Diversas obras, imagens e cartas da pintora mexicana também estão disponíveis para ser visualizadas em detalhes por meio da ferramenta Google Arts & Culture.

Obra e vida

A obra de Frida foi marcada pela presença da dor. Contraiu poliomielite ainda pequena e, para piorar, aos 18 anos, o ônibus em que estava colidiu com um bonde. No acidente, fraturou a coluna e vários ossos e ficou de cama por meses. Por puro tédio, conforme ela mesmo dizia, começou a pintar.

Na bonita Casa Azul viveu e morreu em companhia de Diego Rivera, o mais talentoso muralista mexicano. Frida e Diego formaram um dos casais mais famosos (e tempestuosos) daquele tempo efervescente que foram as primeiras décadas do século passado. "A casa, em si, já impressiona. Obviamente, é toda pintada de azul e dá mostras da vida folgada da família da pintora. Construída em 1904, ocupa hoje um terreno de 1.200 metros quadrados — a construção principal e seus anexos têm 800 metros quadrados. Tudo é grande, espaçoso, confortável e aprazível, em ambientes cercados de plantas e obras de arte", descreveu o repórter do Estadão Luiz Zanin Oricchio na ocasião de uma visita ao Museu Frida Kahlo.

Deu vontade de conhecer? Arrisque-se no passeio virtual. É grátis e seguro. Acesse aqui.

Acompanhe tudo sobre:ArteMéxico

Mais de Casual

Com o sucesso do Xeque Mate, outras marcas de BH querem conquistar os foliões neste Carnaval

28 restaurantes para ir após os blocos de Carnaval em São Paulo

Para diversificar portfólio, Kering (dona da Gucci e Balenciaga) investe em cruzeiros de luxo

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no Carnaval