Morre William Peter Blatty, autor de "O Exorcista"
O anúncio da morte foi feito sexta-feira pelo diretor do filme "O Exorcista" (1973), William Friedkin, no Twitter
EFE
Publicado em 13 de janeiro de 2017 às 16h50.
Última atualização em 13 de janeiro de 2017 às 17h33.
Washington - O escritor americano William Peter Blatty, autor do romance "O Exorcista" e do roteiro do filme de mesmo nome, morreu na quinta-feira, aos 89 anos, em Bethesda, nos arredores de Washington, por causa de um mieloma múltiplo.
O anúncio da morte foi feito sexta-feira pelo diretor do filme "O Exorcista" (1973), William Friedkin, no Twitter. Friedkin descreveu Blatty como um "querido amigo e irmão".
A causa da morte foi um mieloma múltiplo, um tipo de câncer de medula óssea, explicou a mulher do escritor, Julie Witbrodt Blatty, ao jornal "The Washington Post".
Blatty nasceu em Nova York, mas passou em Washington os últimos anos de sua vida. O autor ficou famoso após o filme "O Exorcista", pelo qual ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado.
Em novembro de 2015, o escritor participou na capital de uma cerimônia de instalação de uma placa comemorativa de homenagem ao filme perto da escada onde morre o padre Damien Karras na história.
Os 75 degraus estão há mais de um século no histórico bairro de Georgetown, mas, até dois anos atrás, não tinham a mínima indicação de sua importância cinematográfica.
"O Exorcista", considerado uma das melhores obras de terror de todos os tempos, se baseava no romance escrito pelo próprio Blatty.
O filme foi indicado a dez estatuetas, vencendo apenas o de melhor roteiro adaptado, que ficou com o próprio escritor, e melhor som.
A carreira cinematográfica de Blatty começou como corroteirista em "Um Tiro no Escuro" (1964), de Blake Edwards, e continuou com uma revisão do roteiro de "A Última Esperança na Terra", adaptação do romance de ficção científica "Eu Sou a Lenda", escrito por Richard Matheson, e que também baseou o filme de mesmo nome em 2007.
Blatty também escreveu e dirigiu o clássico "A Nona Configuração". O escritor também foi responsável pela direção de "O Exorcista III" (1990), baseado em seu livro "Legion".