William Peter Blatty: o autor ficou famoso após o filme "O Exorcista", pelo qual ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado (Larry Ellis/Getty Images)
EFE
Publicado em 13 de janeiro de 2017 às 16h50.
Última atualização em 13 de janeiro de 2017 às 17h33.
Washington - O escritor americano William Peter Blatty, autor do romance "O Exorcista" e do roteiro do filme de mesmo nome, morreu na quinta-feira, aos 89 anos, em Bethesda, nos arredores de Washington, por causa de um mieloma múltiplo.
O anúncio da morte foi feito sexta-feira pelo diretor do filme "O Exorcista" (1973), William Friedkin, no Twitter. Friedkin descreveu Blatty como um "querido amigo e irmão".
A causa da morte foi um mieloma múltiplo, um tipo de câncer de medula óssea, explicou a mulher do escritor, Julie Witbrodt Blatty, ao jornal "The Washington Post".
Blatty nasceu em Nova York, mas passou em Washington os últimos anos de sua vida. O autor ficou famoso após o filme "O Exorcista", pelo qual ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado.
Em novembro de 2015, o escritor participou na capital de uma cerimônia de instalação de uma placa comemorativa de homenagem ao filme perto da escada onde morre o padre Damien Karras na história.
Os 75 degraus estão há mais de um século no histórico bairro de Georgetown, mas, até dois anos atrás, não tinham a mínima indicação de sua importância cinematográfica.
"O Exorcista", considerado uma das melhores obras de terror de todos os tempos, se baseava no romance escrito pelo próprio Blatty.
O filme foi indicado a dez estatuetas, vencendo apenas o de melhor roteiro adaptado, que ficou com o próprio escritor, e melhor som.
A carreira cinematográfica de Blatty começou como corroteirista em "Um Tiro no Escuro" (1964), de Blake Edwards, e continuou com uma revisão do roteiro de "A Última Esperança na Terra", adaptação do romance de ficção científica "Eu Sou a Lenda", escrito por Richard Matheson, e que também baseou o filme de mesmo nome em 2007.
Blatty também escreveu e dirigiu o clássico "A Nona Configuração". O escritor também foi responsável pela direção de "O Exorcista III" (1990), baseado em seu livro "Legion".