Casual

Morre o estilista italiano Ottavio Missoni

Ele fundou em 1953 ao lado da esposa Rosita Jelmini a marca que vestiria celebridades como Jackie Kennedy ou Kate Middleton


	Ottavio Missoni e sua filha Angela na semana de moda de Milão: a marca Missoni ganhou com o passar dos anos a reputação de inovadora e foi a primeira a buscar o mercado de massa
 (Giuseppe Cacace/AFP)

Ottavio Missoni e sua filha Angela na semana de moda de Milão: a marca Missoni ganhou com o passar dos anos a reputação de inovadora e foi a primeira a buscar o mercado de massa (Giuseppe Cacace/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2013 às 08h45.

Roma - O estilista italiano e ex-campeão de atletismo Ottavio Missoni faleceu nesta quinta-feira aos 92 anos, anunciou a família.

Nascido em 11 de fevereiro de 1921 na Iugoslávia, Missoni fundou em 1953 ao lado da esposa Rosita Jelmini a marca que vestiria celebridades como Jackie Kennedy ou Kate Middleton.

Missoni, especialista dos 400 metros rasos ou com barreiras, foi campeão italiano e disputou os Jogos Olímpicos de 1948, onde conheceu a esposa, cuja família tinha uma empresa têxtil no norte da Itália.

Durante a II Guerra Mundial combateu na batalha de El Alamein e foi prisioneiro de guerra.

A marca Missoni ganhou com o passar dos anos a reputação de inovadora e foi a primeira a buscar o mercado de massa, após uma associação com a rede americana Target.

Atualmente, o grupo Missoni está presente no prêt-à-porter para homens, mulheres e crianças, assim como na alta costura e perfumaria. A casa também trabalhou em carros da marca Mazda e hotéis do grupo Rezidor.

O filho mais velho de Ottavio Missoni, Vittorio, e sua esposa estão desaparecidos desde janeiro, após um acidente de um pequeno avião na Venezuela.

Acompanhe tudo sobre:EstilistasModaMortes

Mais de Casual

Chablis: por que os vinhos dessa região da França caíram no gosto do brasileiro?

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

Mais na Exame