Exame Logo

Morre David Libeskind, que projetou o Conjunto Nacional

Arquiteto tinha 85 anos de idade e morreu devido a infecção pulmonar, insuficiência cardiorrespiratória e outras complicações decorrentes do Mal de Parkinson

Conjunto Nacional foi criado quando Libeskind tinha 26 anos (Flavio Canalonga / Veja)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2014 às 14h23.

São Paulo – O arquiteto David Libeskind, cujo projeto mais famoso é o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, morreu na última quarta-feira, aos 85 anos. Libeskind teve infecção pulmonar, somada a insuficiência cardiorrespiratória e outras complicações decorrentes do Mal de Parkinson.

O profissional nasceu em Ponta Grossa, no Paraná, mas viveu a infância e a juventude em Belo Horizonte, onde se graduou em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Após a formatura, Libeskind, que também era artista gráfico, ilustrador, pintor, mudou-se para São Paulo e ganhou destaque pelo projeto do Conjunto Nacional, realizado quando tinha apenas 26 anos. Suas influências vieram principalmente do Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, e do Copan, em São Paulo, de Oscar Niemeyer.

Entre as obras criadas por ele que também merecem atenção, estão o Hospital Infantil da Faculdade de Medicina de Sorocaba, o Edifício São Miguel e outras construções comerciais e residenciais dos bairros Higienópolis, Pacaembu e Jardins, em São Paulo.

São Paulo – Não é difícil conhecer a obra dos principais arquitetos do mundo, mas saber como é a casa de cada um deles é outra história. A edição deste ano do Salão do Móvel de Milão, que começa nesta terça-feira e vai até dia 13, ajudará a satisfazer essa curiosidade do público aficionado por arquitetura por meio da mostra “Onde Vivem os Arquitetos”, apresentada no pavilhão 9. Com curadoria de Francesca Molteni e Davide Pizzigoni, a exposição vai mostrar um pouco do recanto de Shigeru Ban, Mario Bellini, David Chipperfield, Massimiliano e Doriana Fuksas, Zaha Hadid, Marcio Kogan, Daniel Libeskind e Bijoy Jain. Para tanto, serão usadas fotos, vídeos, testemunhos e reconstruções de cômodos, que revelarão aos visitantes um pouco mais do universo desses profissionais. Confira algumas imagens que estarão no evento.
  • 2. Shigeru Ban

    2 /10(Divulgação / Hiroyuki Hirai)

  • Veja também

    Vencedor do prêmio Pritzker (o "Nobel" da arquitetura) de 2014, Shigeru Ban vive em Tóquio e uma das características de sua casa é o minimalismo. Essa sala retratada na fotografia, por exemplo, é mobiliada apenas com uma cadeira e uma mesa.
  • 3. David Chipperfield

    3 /10(Divulgação / Ute Zscharnt for David Chipperfield Architects)

  • O arquiteto inglês David Chipperfield foi convidado para reconstruir o museu Neues, no distrito de Mitte, em Berlim, e lá resolveu montar residência fixa. Junto com a casa, ele instalou um estúdio para desenvolver seu trabalho e uma cantina, para receber os visitantes e servir de ponto de encontro. O ambiente é feito de concreto, tem amplas janelas e móveis italianos das décadas de 50 e 60.
  • 4. Mario Bellini

    4 /10(Divulgação / Davide Pizzigoni)

    O italiano Mario Bellini vive em Milão, em uma casa projetada no século 19. Um dos principais destaques de sua residência é a estante de livros que mede nada menos do que nove metros de altura e está repleta de livros usados por ele como referência para seu trabalho.
  • 5. Zaha Hadid

    5 /10(Divulgação / Davide Pizzigoni)

    A arquiteta iraquiana Zaha Hadid, primeira mulher a receber o Pritzker (em 2004), vive em um loft, em Londres. Sua casa é marcada por retratos, móveis e objetos de design, e quadros do artista russo El Lissitzky em suas paredes. Além da decoração inovadora como a dona, o amplo ambiente é preenchido com bastante luminosidade, que chega por meio de uma claraboia.
  • 6. Massimiliano e Doriana Fuksas

    6 /10(Divulgação / Aki Furudate)

    O apartamento onde o casal de arquitetos Massimiliano e Doriana Fuksas vive em Paris é preenchido com mobília e objetos do renomado designer e também arquiteto Jean Prouvé, além de obras de arte de Lucio Fontana e Mimmo Paladino. O ambiente é muito bem iluminado e, junto à elegância, a casa traz também um traço confortável e minimalista.
  • 7. Marcio Kogan

    7 /10(Divulgação / Romulo Fialdini Architecture / studio mk27, Marcio Kogan)

    Único brasileiro a ter sua casa aberta na exposição "Onde Vivem os Arquitetos", Marcio Kogan mora no 12º andar de um prédio que projetou nos anos 80, com direito a uma vista panorâmica da cidade de São Paulo. A decoração do lugar fica por conta de lembranças de viagens e objetos cheios de referência ao cinema e à cultura pop.
  • 8. Bijoy Jain

    8 /10(Divulgação / Francesca Molteni)

    A 30 quilômetros de distância do centro de Mumbai, na Índia, o arquiteto indiano Bijoy Jain construiu seu escritório e casa, onde vive e trabalha com 60 pessoas. Em meio a árvores, com uma piscina e espaços aconchegantes, o estúdio se tornou um espaço de convivência da comunidade local.
  • 9. Daniel Libeskind

    9 /10(Divulgação / Nicola Tranquillino)

    O domicílio do americano Daniel Libeskind fica no centro de Manhattan, estrategicamente instalado para acompanhar as obras da reconstrução do World Trade Center, projeto pelo qual é responsável. Livros, objetos pessoais, materiais de pintura e uma mesa com tampo de granito e pés vermelhos compõem o ambiente.
  • 10. Conheça quem já venceu o Pritzker, o Nobel da arquitetura

    10 /10(Evaristo Sa/AFP)

  • Acompanhe tudo sobre:ArquitetosArquiteturacidades-brasileirasMetrópoles globaisMortessao-paulo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame