Jair Rodrigues foi encontrado morto em sua casa, em Cotia, São Paulo (Divulgação / Veja São Paulo)
Da Redação
Publicado em 8 de maio de 2014 às 16h36.
São Paulo – O cantor Jair Rodrigues morreu na manhã desta quinta-feira, aos 75 anos, segundo informou o site G1. O artista e pai de Luciana Mello e Jair Oliveira, foi encontrado morto em sua casa, em Cotia (São Paulo). Perícia realizada pelo Instituto Médico Legal indicou que ele sofreu um infarto agudo do miocárdio.
Nascido em Igarapava, São Paulo, em 6 de fevereiro de 1939, Rodrigues começou a vida na música nos anos 50, como cantor de canções populares, em São Carlos.
Após prestar serviço militar, no fim da década de 50, ele buscou sucesso na capital. Lá, participou de programas de calouros, no início dos anos 60, e fez com Elis Regina, com quem lançou os discos "Dois na Bossa", em 1965, 1966 e 1967.
Seu trabalho decolou mesmo em 1966, quando Disparada, de Geraldo Vandré e Théo Barros, no Festival de Música Popular Brasileira.
A performance ficou empatada em primeiro lugar com A Banda, de Chico Buarque, tocada na voz de Nara Leão. Depois disso, lançou dezenas de álbuns e interpretou grandes sucessos como "O Menino da Porteira", "Boi da Cara Preta", "Deixa Isso Pra Lá" e "Majestade o Sabiá".
Seu trabalho mais recente foi o disco duplo "Samba Mesmo", lançado neste ano, com participação de seus filhos Luciana Mello e Jair Oliveira, também produtor do álbum.
//www.youtube.com/embed/tvR72jHqMTA
No Twitter, pouco tempo após a notícia da morte, o nome do cantor já figurava entre os mais comentados do Brasil. Celebridades e anônimos prestaram suas homenagens ao artista, ícone da música negra brasileira.
Meu Deus, não acredito! O Brasil perde um dos grandes... Meus mais sinceros sentimentos à família toda de Jair Rodrigues. RIP Jair.
— Sandy Leah (@SandyLeah) 8 maio 2014
Acabo de saber que o mundo perdeu a alegria do nosso Jair Rodrigues.
— Alexandre Padilha (@padilhando) 8 maio 2014
Que notícia triste! Lembro agora da caipirinha que um dia ele fez pra mim!! Morre Jair Rodrigues, um dos... http://t.co/tpwoo2tD7b
— junio barreto (@juniobarreto1) 8 maio 2014
Jair Rodrigues. Obrigado demais, impossível agradecer por ter compartilhado seu dom e energia conosco. Descanse em paz eterno professor.
— emicida (@emicida) 8 maio 2014
Dedico este texto meu, na voz de Abujanra, ao inesquecível Jair Rodrigues - #RIP http://t.co/EiKpeVv8kc
— Ricardo Gondim (@gondimricardo) 8 maio 2014
que maravilha se existir céu e elis regina e jair rodrigues puderem cantar juntos de novo. seria divino <3
— cynara menezes (@cynaramenezes) 8 maio 2014
A morte de Jair Rodrigues é triste. Além de incrível cantor era ótima pessoa e deixa uma família maravilhosa. Fica em paz, amigo de todos.
— Serginho Groisman (@oserginho) 8 maio 2014
* Texto atualizado às 16h36 para incluir a causa da morte do cantor