Roma - O relacionamento do casal terminou há anos, mas o estilista Stefano Gabbana resolveu demonstrar por meio de uma carta seu eterno amor, ainda que um pouco "modificado", para seu companheiro de vida e de profissão, Domenico Dolce.
A carta de amor foi divulgada nesta quarta-feira pelo jornal italiano "Corriere della Sera" e será lida no Festival das Cartas, que se realizará em Milão no final do mês.
Nela, Gabanna diz ter um "sentimento único" pelo antigo companheiro.
No final de 1999, Stefano Gabbana e Domenico Dolce, que já faziam sucesso nas passarelas do mundo, contaram pela primeira vez os detalhes de sua relação sentimental na revista "Sette", gerando muitos comentários, "já que naquela época não era algo comum", mas o gesto foi considerado normal e instintivo para eles, segundo explicaram na época.
Três anos depois da publicação, o casal se separou, embora o carinho e o sucesso da dupla na moda continuaram.
Hoje, 35 anos após o momento no qual se falaram pela primeira vez ao telefone, e apesar de não estarem mais em um relacionamento, Gabbana declarou que esta é sua primeira carta ao ex-companheiro: "As palavras são mais difíceis e têm um valor mais profundo, que será único como você e sempre será para mim".
"Do nada criamos juntos a Dolce & Gabbana e com a força do nosso amor construímos tudo o que temos, nos apoiamos e superamos as dificuldades e os preconceitos", afirmou o estilista.
"Graças ao sentimento que nos mantém unidos, inseparáveis um do outro, continuaremos vivenciando juntos alegrias e tristezas. É minha família", acrescentou Gabbana.
"O amor que sentia apenas se transformou, mas continua me dando muitas e belíssimas sensações", disse o estilista.
Gabbana explicou à revista que Dolce, muito mais tímido do que ele, não sabia da existência da carta até ela ser divulgada na imprensa.
-
1. Evidência
zoom_out_map
1/15 (Karl Prouse/Catwalking/Getty Images)
São Paulo – Nesta semana, os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana, criadores da grife que leva seus sobrenomes, ganharam bastante destaque, mas não pelo lançamento de uma coleção de roupas, mas sim pela condenação a um ano e oito meses de prisão.
A dupla foi considerada culpada de sonegação fiscal por um tribunal italiano. O episódio é uma passagem nada glamorosa na trajetória dos dois, célebres por criarem tendências e construírem um verdadeiro império do mundo da moda. Veja, a seguir, mais sobre a vida dos estilistas:
-
2. O Dolce
zoom_out_map
2/15 (Claudio Villa/Getty Images)
Domenico Dolce nasceu no final da década de 50, em Polizzi Generosa, na Sicília, e começou a mostrar interesse pelo mundo da moda desde muito cedo. Aos seis anos, ele começou a desenhar e costurar as próprias roupas e desde então não parou mais de criar modelos e lançar tendências.
-
3. E o Gabbana
zoom_out_map
3/15 (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)
Stefano Gabbana nasceu 1962, em Milão. É formado em Artes pelo Istituto Superiore di Industrie Artistiche. O estilista lançou, antes de conhecer Domenico, a grife batizada apenas de Gabbana, que não chegou a ganhar repercussão no mundo da moda.
-
4. Como tudo começou
zoom_out_map
4/15 (Getty Images)
Os estilistas se conheceram no início dos anos 80, quando Dolce foi trabalhar no atelier de Gabbana. Embora dividindo o mesmo espaço, por alguns anos, os dois costuraram de maneira independente. Para tornar o negócio rentável, um contador da empresa deu a ideia de os dois trabalharem em conjunto. Nascia então a Dolce & Gabbana. A primeira coleção assinada pelos dois foi em 1985, na semana de moda de Milão. Como não tinham dinheiro para contratar modelos, eles contaram com a ajuda de amigos para conseguir mostrar suas primeiras criações na passarela.
-
5. De costureiros a bilionários da Forbes
zoom_out_map
5/15 (Getty Images)
Apesar das dificuldades no início da carreira, Dolce e Gabbana figuram hoje entre os homens mais ricos do mundo, segundo a lista de
bilionários da revista
Forbes. Cada um tem fortuna avaliada em 2 bilhões de dólares e, no ranking global, eles ocupam a 736º posição. Na Itália, são os 11º mais ricos do país.
-
6. Império
zoom_out_map
6/15 (Franco Origlia/Getty Images)
Em mais de três décadas de existência, a grife Dolce & Gabbana conseguiu ganhar muito destaque, respeito de admiradores no mundo fashion de
luxo. Com faturamento que ultrapassa a cifra de 1,4 bilhão de euros por ano, a marca está entre as preferidas de muitas celebridades, entre elas a cantora Madonna.
-
7. Presença global
zoom_out_map
7/15 (Wikimedia Commons)
A rede possui mais de 250 lojas em 40 diferentes países, incluindo o Brasil. Atualmente, conta também com a colaboração de cerca de 3.500 funcionários em todo o mundo. Ao lado, a primeira unidade Dolce & Gabbana inaugurada em Macau, na China.
-
8. Mais diversificação
zoom_out_map
8/15 (Divulgação)
Os estilistas Dolce e Gabbana, além da grife de moda, possuem em parceria um restaurante em Milão, batizado de Gold Restaurant. O espaço foi inaugurado em 2006 e é frequentado por celebridades que visitam o país italiano.
-
9. Badalação
zoom_out_map
9/15 (REUTERS/Lucas Jackson)
Presentes nos mais diversos tipos de eventos, principalmente os de
moda, a dupla é sempre clicada ao lado de grandes estrelas. Na foto, Dolce e Gabbana aparecem com a cantora Katy Perry, em uma exposição Metropolitan Museum of Art, que aconteceu no mês passado, em Nova York.
-
10. Amizade
zoom_out_map
10/15 (Tullio M. Puglia/Getty Images)
A modelo britânica Naomi Campbell é uma das preferidas da dupla de estilistas e já protagonizou inúmeros desfiles da Dolce & Gabbana. No aniversário de 25 anos da grife, em 2010, Naomi foi escolhida para estrelar a campanha comemoratival da marca.
-
11. Outra preferida
zoom_out_map
11/15 (Gucci via Getty Images)
A modelo brasileira Gisele Bundchen também já estampou diversas campanhas da Dolce & Gabbana. Na foto, ela aparece dançado ao lado do estilista Domenico Dolce durante um baile beneficente de moda, em 2003.
-
12. Polêmica
zoom_out_map
12/15 (Alberto Pizzoli/AFP)
Nesta semana, Domenico Dolce e Stefano Gabbana foram condenados a um ano e oito meses de prisão por sonegação de mais de 1 bilhão de euros. A Justiça italiana alega que os estilistas venderam as marcas D&G e Dolce & Gabbana para uma empresa de fachada, criada em 2004, em Luxemburgo, a fim de evitar o pagamento de impostos na Itália. A dupla nega as acusações e, por meio de seus advogados, em nota, alega que o processo refere-se ao não pagamento de cerca de 40 milhões de euros de impostos.
-
13. Mais controvérsias
zoom_out_map
13/15 (Divulgação)
A Dolce & Gabbana também é conhecida pela criação de campanhas publicitárias ousadas. Em 2007, a grife precisou retirar do ar um anúncio que fazia alusão a uma cena de estupro. A propaganda até hoje é considerada uma das mais polêmicas já feitas por uma empresa de moda.
-
14. Parceiros além das passarelas
zoom_out_map
14/15 ( Karl Prouse/Catwalking/Getty Images)
Dolce e Gabbana, além de parceiros profissionais, durante mais de 20 anos, assumiram um romance público. A relação entre os dois chegou ao fim recentemente, mas a amizade e os objetivos em comum, que os uniu no passado, perduram até os dias atuais.
-
15. Agora, veja quem é o bilionário<br>árabe que ameaça a Forbes
zoom_out_map
15/15 (Faisal Al Nasser/Reuters)