Casual

Mercedes-Benz lança carro sem volante inspirado no filme Avatar

Em vez do volante, o motorista controla o carro através de sensor sensível ao toque que é capaz de perceber o dono pela respiração e batimentos cardíacos

Mercedes: o carro com aspecto futurista foi inspirado no filme "Avatar". (Kyodo news/Getty Images)

Mercedes: o carro com aspecto futurista foi inspirado no filme "Avatar". (Kyodo news/Getty Images)

MD

Matheus Doliveira

Publicado em 29 de setembro de 2020 às 12h11.

A Mercedes-Benz tirou do papel um projeto que parecia pertencer ao próximo século. Em janeiro, antes da pandemia transformar os salões de automóveis em eventos virtuais, a marca exibiu o protótipo de um carro para lá de futurista e inspirado no filme "Avatar" em um evento de Las Vegas, nos Estados Unidos. Pouco mais de seis meses depois, o carro que pretende "conectar homem, máquina e natureza", segundo a Mercedes, aparece sendo dirigido em um vídeo de apresentação da marca. 

O Mercedes-Benz VISION AVTR foi criado em parceria com a franquia "Avatar". Em vez de um volante, o carro ostenta um “elemento de controle multifuncional” que os motoristas podem operar com uma mão. É uma espécie de painel sensível ao toque das mãos que fica entre o banco do motorista e do passageiro. “Ao colocar a mão na unidade de controle, o interior ganha vida e o veículo reconhece o motorista por [seus] batimentos cardíacos e respiração”, disse Mercedes.

Mercedes: o carro conta com uma bateria que pode ser reciclada. (Mario Tama)

Jon Landau, produtor do filme "Avatar", disse que “Além de ter um design bonito, ele [o carro] criará uma conexão mais próxima com o motorista e o ambiente ao seu redor. Esperamos que resulte em uma melhor compreensão de nossa responsabilidade para com o mundo em que vivemos".

Embora colocar o modelo para ser comercializado não pareça estar nos planos da Mercedes de hoje, muitos elementos do carro possuem tecnologias que podem ser empregadas em outros modelos. O Mercedes-Benz VISION AVTR possui, por exemplo, uma direção nas quatro rodas que permite dirigir diagonalmente.

O veículo também conta com uma bateria desenvolvida com química de células orgânicas à base de grafeno que é completamente livre de terras raras e metais. Os materiais da bateria são compostáveis, ou seja, recicláveis e totalmente independente dos combustíveis fósseis. 

yt thumbnail

 

Acompanhe tudo sobre:CarrosFilmesMercedes-BenzSalões de automóveis

Mais de Casual

5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025

Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024