Mel catarinense é escolhido o melhor do mundo pela 5º vez
Fabricado pela Prodapys, o produto levou a medalha de ouro no 45º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia)
Clara Cerioni
Publicado em 5 de outubro de 2017 às 12h02.
São Paulo - O mel produzido em Santa Catarina levou mais uma vez o título de melhor do mundo, segundo o governo do estado. Essa é a quinta vez que o produto ganha a disputa no 45º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado na Turquia.
Das conquistas do estado brasileiro, esse é o quarto ano consecutivo que o mel vencedor é o fabricado pela indústria Prodapys, localizada no município de Araranguá, a 700 quilômetros de Florianópolis. A primeira premiação daempresa, considerada a maior exportadora de mel do país, foi em 1979 na Grécia.
De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, quatro produtos catarinenses levaram medalhas: o mel de melado e o mel claro receberam a de ouro e prata. Já o âmbar claro e a cera de abelha conquistaram duas de bronze.
A safra de mel deste ano em Santa Catarina bateu recorde, com produção de cerca de 25 quilos por colmeia. O número representa mais do que o dobro da média nacional, de 10 quilos.