Casual

Manuscrito do 1º livro de Harry Potter é exposto em Londres

O exemplar poderá ser visto até o dia 25 de setembro na Biblioteca Britânica ao lado de obras de outros autores como JRR Tolkien

J.K. Rowling: a saga do jovem mago vendeu mais de 450 milhões de cópias e foi traduzida a 74 idiomas (Getty Images)

J.K. Rowling: a saga do jovem mago vendeu mais de 450 milhões de cópias e foi traduzida a 74 idiomas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2012 às 10h09.

Londres - O manuscrito original do primeiro volume da série de ficção Harry Potter será exibido ao público desde esta sexta-feira como parte de uma exposição sobre literatura inglesa bem próxima da estação londrina de King"s Cross, descrito na história como o local de onde partia o "Expresso de Hogwarts".

O exemplar poderá ser visto até o dia 25 de setembro na Biblioteca Britânica, por ocasião da exposição "Writing Britain Wastelands to Wonderlands" ("Escrevendo de terrenos baldios a paraísos britânicos", em tradução livre), que percorre a influência das paisagens do Reino Unido sobre a literatura do país, através de cartas, mapas, poemas, manuscritos e desenhos.

O original de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", da escritora J.K.Rowling, dividirá espaço com um manuscrito de "O Estranho Caso do Doutor Jekyll e Mr Hyde" de Robert Louis Stevenson, um desenho feito pelo escritor JRR Tolkien para "O Hobbit", e uma cópia do poema "Sir Gawain e o Cavaleiro Verde", que data do século XIV.

A exposição também inclui o texto original da canção de John Lennon "In My Life", na qual o ex-Beattle descreve uma viagem de ônibus desde a casa de sua família até o centro de Liverpool, sua cidade natal.

"Writing Britain celebra a incrível coleção de grandes trabalhos literários da Biblioteca Britânica, que começa há mais de mil anos atrás até o presente", explicou Jamie Andrews, chefe de inglês da biblioteca.

"Estamos muito emocionados de compartilhar a riqueza literária deste país e explorar como escritores desde William Blake até Angela Carter ajudaram a formar a percepção nacional de nossas paisagens e arredores", ressaltou Andrews.

"Estes raros e únicos artigos - afirmou - apresentam uma nova e fascinante visão do pensamento criativo por trás de romances, poemas e ilustrações icônicas do Reino Unido".

A saga do jovem mago vendeu mais de 450 milhões de cópias e foi traduzida a 74 idiomas. Após o êxito destes livros, J.K. Rowling publicará este ano seu primeiro romance dirigido a leitores adultos com o título "The Casual Vacancy". 

Acompanhe tudo sobre:EuropaHarry PotterLivrosLondresMetrópoles globaisReino Unido

Mais de Casual

Porsche, camisetas e drinques: parcerias e novidades no mundo do café

Vinícola gaúcha com quase 100 anos investe R$ 10 milhões e lança marca de vinhos finos

Em São Paulo para o GP de Fórmula 1? Confira 10 restaurantes para aproveitar na cidade

Geração Z gasta mais com alimentação do que com viagens e roupas