EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 21 de junho de 2011 às 18h35.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h18.
São Paulo - O quão portátil é um tablet? Um designer baseado em Taiwan, Hao-Chun Huang, pensou que enquanto não puderem ser dobrados e guardados no bolso, os iPads e similares não são tão práticos assim.
Um dos finalistas do Prêmio Fujitsu 2011 de Design, Huang projetou o Flexbook, aparelho pode ser dobrado de diferentes modos. O origami digital vai além na customização e pode ser usado como laptop ou tablet touchscreen a depender da vontade do dono. O segredo do Flexbook está na recém descoberta tecnologia OLED, que permite que os aparelhos tenham telas flexíveis sem perder a qualidade ou quebrar.
Com tela de 11 polegadas e teclado retrátil à prova d'água, o aparelho pode ser dobrado como um livro para ler e-books, usado como tablet para navegar na internet e virar laptop para facilitar a digitação de conteúdo. Outra vontade de Huang foi dar liberdade nas cores das peças, permitindo que o dono encomende capas com combinações e texturas e monte o visual do seu Flexbook como desejar. Por enquanto, não há previsão de comercialização do Flexbook, mas dá para conhecer outras criações do designer em seu portfólio online.