Casual

Judô brasileiro ganha ouro, prata e bronze no Pan

No primeiro dia de competições, Luciano Corrêa conquistou ouro, Rafael Silva ficou com a prata e Maria Suelen Altheman foi bronze

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2011 às 20h40.

São Paulo - O judô brasileiro começou muito bem a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Com o objetivo de subir ao pódio nas 14 categorias, o Brasil já atingiu a parte inicial do objetivo, ao ganhar medalha nas três que foram realizadas nesta quarta-feira. No primeiro dia de competições, Luciano Corrêa conquistou ouro, Rafael Silva ficou com a prata e Maria Suelen Altheman foi bronze.

Na categoria meio-pesado (até 100kg), Luciano Corrêa fez um combate duríssimo na final com o cubano Oreydi Despaigne. Após empate no tempo regulamentar de cinco minutos, a decisão foi para o golden score. E o brasileiro venceu graças à punição recebida pelo adversário. Assim, o judoca de 28 anos, que foi campeão mundial em 2007 e medalhista de bronze no Pan do Rio, chegou ao ouro em Guadalajara.

Antes da final contra o cubano, Luciano Corrêa precisou disputar três lutas nesta quarta-feira. E, confirmando o favoritismo, venceu todas por ippon: diante do porto-riquenho Carlos Santiago do norte-americano Kyle Vashkulat e do mexicano Sergio Garcia. Depois, para completar a campanha perfeita, o brasileiro derrotou Oreydi Despaigne, para quem tinha perdido na semifinal do Pan do Rio.


Em entrevista à TV Record, Luciano Corrêa comemorou bastante o ouro. "Estava engasgado com o cubano. Ele ganhou de mim na semifinal do Pan do Rio. Estudei bastante o adversário e deu certo a minha estratégia. No golden score, a árbitra viu que ele estava fugindo da luta e me deu o ponto", disse o judoca, que é namorado da nadadora brasileira Joana Maranhão, também medalhista no Pan.

Outro brasileiro que disputou final nesta quarta-feira foi Rafael Silva, na categoria pesado (acima de 100kg). Para chegar na decisão, ele derrotou o norte-americano James Turner Jr. e o mexicano Ramon Enrique - ambos por ippon. Mas, na luta pelo ouro perdeu para o cubano Oscar Brayson por um wazari. Assim, o judoca de 24 anos ganhou a medalha de prata no primeiro Pan da sua carreira.

Ainda nesta quarta-feira, Maria Suelen Altheman estreou na categoria pesado (acima de 78kg) com uma vitória sobre a venezuelana Giovanna Blanco. Mas perdeu na sequência para a porto-riquenha Melissa Mojica. Aí, já na disputa do bronze, a brasileira de apenas 23 anos bateu a norte-americana Molly O'Rourke com um ippon e também conseguiu subir ao pódio - o ouro foi para a cubana Idalys Ortiz.

Acompanhe tudo sobre:EsportesEsportistasJogos Pan-AmericanosSetor de esportes

Mais de Casual

Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos